memento

Páginas: 12 (2761 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Jurídicas


Professor (a): Dr. Walter Guandalini Jr.
Disciplina: História do direito.






Análise historiográfica do filme “Amnésia”










Amnésia, uma visão geral do filme.
O filme Amnésia, 2000, retrata a história do personagem Leonard Shelby, este após sofrer um trauma na cabeça, na tentativa de salvar sua mulherque foi brutalmente morta, perde a memória recente, ou seja, não consegue reter os acontecimentos ocorridos após o acidente, tendo consciência apenas dos últimos minutos. Mesmo nessa condição Leonard passa por uma busca incessante pelo assassino de sua esposa.
Devido a sua situação traumática, Leonard afirma que apenas a rotina o mantém vivo e consciente do presente. Documentando através de notasde papel, fotografias da máquina polaróide e tatuagens no corpo o protagonista grava as informações mais importantes e relevantes para sua investigação.
A edição do filme, de modo espetacular, do ponto de vista falho e confuso do protagonista, mostra os fatos curtos e em ordem inversa, as pequenas cenas das ações de Leonard são seguidas por suas causas anteriores, a consequência apresentadaantes da causa. Fazendo da narração não linear um desafio de lógica para o espectador.
Existe no filme uma preocupação de investigação do passado para direcionar, guiar as ações do presente. De tal modo, é possível observar a existência de uma conexão entre o filme e o estudo da história, bem como do estudo da história jurídica. Perpassando características de diversas linhas de abordagem histórica,como o Positivismo, Escola dos Anais, e Marxismo, por exemplo, o filme, densamente psicológico, apresenta uma diferente, e própria, forma de abordagem, quase que uma mescla de todas as linhas históricas já estudadas ao longo do primeiro semestre.
Diante do exposto, embora não haja nenhuma relação proposital da indústria cenográfica em questão com a Historiografia propriamente dita, iremosrelacionar elementos provenientes da obra cinematográfica “Amnésia” a aspectos concernentes às diversas escolas historiográficas. Visando, deste modo, identificar nas atitudes do protagonista – que para nós assumirá o papel de historiador - semelhanças com as premissas metodológicas concernentes a cada uma delas.
Amnésia e as falhas da perspectiva positivista.
A historiografia positivista, cujaspremissas metodológicas estão intrinsecamente ligadas à crença na razão e têm por base os conceitos de objetividade e neutralidade, é centrada em grandes fatos, dentre os quais considera mais importantes os de natureza política, militar ou diplomática, e grandes personagens do passado, pois, de acordo com tal perspectiva, os fatos podem ser isolados do sujeito que os confronta, podendo o mesmodescrevê-los verdadeiramente, destituído de qualquer juízo de valor. Todavia, inúmeras críticas foram, ao longo do tempo, apresentadas contra tais premissas positivistas.
Dentre os principais problemas apontados, observa-se a não atribuição da devida importância ao dilema sujeito/objeto, a redução da realidade a fatos, distanciando-se assim da dinâmica histórica efetiva e ignorando as vicissitudes dahistória, o papel que atribui à história do direito de mera legitimadora do direito vigente e, por conseguinte, das desigualdades, e, principalmente, a crença na neutralidade axiológica.
Primeiramente, podemos fazer uma analogia com as fontes positivistas. Diante do problema de memória que possui, o personagem principal restringe suas conclusões e deduções a tipos específicos de fontes. Assim procedetambém o historiador positivista que se limita às fontes oficiais, ignorando aspectos secundários.
Em segundo lugar, cabe ressaltar a falha da premissa da neutralidade axiológica, que, por conseqüência, atinge também a crença absoluta na eficácia do processo cognoscitivo, uma vez que no final da trama, as interpretações das provas, realizadas por Leonard, não só se demonstram falhas como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ata e memento
  • Memento mori
  • Operador de Camera
  • luiz carlos memento
  • MEMENTO DE ROTINAS OPERACIONAIS GMBH 2010 Versao1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!