MEMBRANAS CELULARES Exerc Cios2014 1

2441 palavras 10 páginas
1
MEMBRANAS CELULARES – EXERCÍCIOS 2014 - César
1) O aparelho representado na figura a seguir possui no interior do tubo de vidro, de extremidade inferior afunilada, uma solução concentrada de sacarose
(xarope) separada da água contida no recipiente externo por uma membrana semipermeável. De acordo com os princípios de osmose, podem ser tiradas as seguintes conclusões:

I. É a passagem de água do recipiente externo para o interior do tubo que provoca a elevação da coluna de xarope a um nível que está acima do nível da água no recipiente externo.
II. A altura da coluna líquida no interior do tubo depende tão somente da pressão atmosférica que se exerce sobre a superfície ampla do recipiente externo compensando a maior densidade da solução do açúcar na coluna do xarope. III. A diferença entre a altura da coluna liquida no interior do tubo e o nível de água no recipiente externo é proporcional à diferença de concentração da água em cada lado da membrana e é uma medida indireta da pressão osmótica.
Assinale:
a) Se somente I estiver correta.
e) Se somente I e III estiverem
b) Se somente II estiver correta. corretas. c) Se somente III estiver correta.
d) Se somente I e II estiverem corretas. 2) As células caracterizam-se por possuírem uma membrana plasmática separando o meio intracelular do meio extracelular. A manutenção da integridade dessa membrana é essencial para:
a) possibilitar o livre ingresso de íons na célula.
b) manter seu conteúdo, não necessitando de metabólitos do meio externo.
c) impedir a penetração de substâncias existentes em excesso no meio extracelular. d) possibilitar que a célula mantenha uma composição própria.
e) regular as trocas entre a célula e o meio, permitindo somente a passagem de moléculas do meio intra para o extracelular.
3) A fim de estudar possíveis diferenças entre a osmose nas células animais e nas vegetais, foram colocadas hemácias no frasco A e células vegetais no frasco
B, igualmente cheios com água destilada:

2

Transcorrido

Relacionados