Membrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A estrutura da membrana plasmática

A espessura da membrana plasmática é da ordem de 75Å e, por isso, só pode ser observada com o auxílio da microscopia eletrônica, onde aparece como duas linhasescuras separadas por uma linha central clara. Tal estrutura trilaminar também é comum às outras membranas encontradas na célula, sendo assim denominada unidade de membrana.

A membrana plasmática étipicamente lipoprotéica, mas, além de lipídios e proteínas, também apresenta hidratos de carbono. Os lipídios mais comuns na membrana são os fosfolipídios, esfingolipídios e esteroides; a variedadede proteínas é muito grande.

O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com o modelo, a membrana apresenta ummosaico de moléculas proteicas, que se movimentam em uma dupla camada fluida de lípides.



A estrutura da membrana plasmática, segundo o modelo do mosaico fluido. Representação tridimensionalmostrando a dupla camada de lipídios e as proteínas globulares. Moléculas de açúcares associam-se a proteínas e lipídios, formando, respectivamente, glicoproteínas e glicolipídios, constituintes doglicocálix, relacionado com o reconhecimento intercelular.


As funções da membrana plasmática

A membrana plasmática tem a função de regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio, oque é feito por meio de uma propriedade chamada permeabilidade seletiva. Além disso, a membrana plasmática intervém nos mecanismos de reconhecimento celular por meio de receptores específicos -moléculas que reconhecem agentes do meio, como, por exemplo, os hormônios.


As especializações da membrana

A membrana plasmática é dotada de diversas especializações, as quais variam de acordo com asdiferenciações celulares. Assim, temos as microvilosidades, as invaginações de base, os desmossomos, as interdigitações, as cutículas e os cimentos intercelulares.

Microvilosidades

As...
tracking img