Membrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ZONA DE OCLUSÃO

Eletromicrografia de células do epitélio intestinal. Dois enterócitos mostram-se unidos por uma junção compacta ou zônula oclusiva (ZO), que se dispõe em forma de cinturão,contornando integralmente o polo apical de cada célula pareada. A linha de fusão das lâminas externas (seta larga) das duas unidades de membrana é observada ao centro da junção.Os microfilamentos (MF) que dão sustentação as microvilosidades (MV) e compõem a trama terminal ancoram-se ao cinturão juncional por proteínas citoplasmáticas associadas à superfície protoplasmática das membranas emunião.(MET, rato)
ZONA DE ADESÃO

COMPLEXO FUNCIONAL

Eletromicrografia da região de contato entre dois enterócitos. Complexo juncional com sua sequência obrigatória de junções típica doepitélio intestinal, do ápice para a base celular: zônula oclusiva (A); zônula aderente(B) e desmossomo (C). Abaixo do complexo há presença de interdigitações laterais (IL). Microvilos (MV) noápice celular. (MET, rato)
INTERDIGITAÇÕES
Eletromicrografia de células epiteliais do tubo digestório. Na região lateral de contato entre os dois enterócitos no campo, observamos a presença deum complexo juncional(CJ) e, abaixo, interdigitações laterais (IL) entre suas membranas pareadas. (MET, rato)
JUNÇÃO COMUNICANTE
Eletromicrografia da região de união entre uma célula nervosa (célulaB) e uma célula muscular lisa (célula A). As membranas plasmáticas das duas células no campo estão separadas por um espaço extracelular (E) que se reduz na região das duasjunçõescomunicantes ou junções GAP (G). A célula A mostra associação de cisternas do retículo endoplasmático (RE) às zonas de junção. (MET, planária terrestre)
ZONULA ADERENTE

Eletromicrografia de zônula aderente (ZA)entre duas células epiteliais. Os microfilamentos (MF) que sustentam as projeções apicais encontram nesta região da membrana plasmática um ponto de ancoragem.Microvilosidades (MV). (MET,...
tracking img