Membrana nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A organização dos seres vivos vai muito além da organização da matéria sem vida. Enquanto esta é formada por átomos que podem reunir-se e formar moléculas e,às vezes, cristais,nos seres vivos as moléculas organizam-se de modo extremamente complexo,formando unidades denominadas células.
O trabalho a seguir fala resumidamente sobre Células,Tipos celulares,Membranas e suascomposições,fluidez e transporte através da mesma,Citoplasma,Citoesqueleto,Organelas citoplasmáticas,Metabolismo,Núcleo celular e Organização do material genético.
Ao longo desse trabalho veremos a importância de cada um desses temas para o funcionamento do corpo






















Estudo das características e funções orgânicas

Toda matéria existente no universo é feita deátomo.Alguns podem se ligar a outros e formar moléculas . Cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um de oxigênio.Outros átomos podem se ligar e formar compostos iônicos. É o caso do cloro e do sódio, que formam o cloreto de sódio (o sal comum). A força que mantém os átomos unidos é chamada de ligação química.
Água, gás carbônico, oxigênio e sais minerais, como o cloretode sódio, são compostos relativamente simples e fazem parte do grupo das substâncias inorgânicas (figura 1) . Elas são chamadas também de substâncias minerais, pois são encontradas em rochas, no solo, no ar e na água.



(Figura 1) Fórmulas de moléculas de substâncias orgânicas (água e gás carbônico).O átomo de carbono está representado por uma esfera azul;o de oxigênio,por esferasvermelhas;o de hidrogênio,por esferas verdes.Na fórmula estrutural,os traços indicam as ligações químicas entre os átomos.A fórmula molecular indica apenas o número de casa átomo por moléculas.


Nos seres vivos, além de substâncias inorgânicas, há muitas substâncias orgânicas (açucares,gorduras,proteínas,vitaminas,etc.),formadas por átomos de carbono ligados entre si,que podem construir longas cadeias.Unidos a essas cadeias estão átomos de hidrogênio,de oxigênio e de nitrogênio,entre outros. As substâncias orgânicas são maiores e mais complexas que as inorgânicas (figura 2) .



(Figura 2) Algumas moléculas orgânicas. A glicose é uma molécula relativamente pequena;na sua fórmula estrutural,podemos omitir os átomos de carbono localizados nos vértices da figura. Encontrada nas plantas,aclorofila possui 55 átomos de carbono,72 átomos de hidrogênio,1 de magnésio,4 de nitrogênio e 5 de oxigênio. Entre outras funções,a vitamina C protege partes da célula contra oxidações.

A expressão “substância orgânica” vem de uma época em que se pensava que elas só poderiam ser produzidas no interior dos organismos. Hoje inúmeras substâncias orgânicas são fabricadas em laboratório.
Evoluçãocelular

Toda criatura viva na terra é constituída de células, pequenos compartimentos cercados por membrana lipoprotéica que concentra uma solução aquosa de diversas moléculas. As formas mais simples de vida são células que se propagam pela auto divisão binária. Organismos complexos, tais como nós mesmos, são cidades celulares nas quais grupos de células executam funções especializadas e estãoligadas por um intricado sistema de comunicação. Todos os organismos, e todas as células que os constituem, acreditam-se que tenham origem de um ancestral comum através de bilhões de anos de pressão seletiva. Isto envolve dois processos fundamentais:
• a ocorrência de variação aleatória na informação genética passada de um indivíduo aos seus descendentes e,
• seleção em favor da informaçãogenética que de alguma forma ajudou a sobreviver e se propagar os que a continham.
Evolução é um dos princípios centrais da biologia, guiando-nos de forma a podermos encontrar um sentido no quebra-cabeça da variedade de formas vivas no planeta.
As condições do planeta no primeiro bilhão de anos ainda é tema de muita controversa. Há consenso em torno da idéia que a terra era um lugar hostil, com...
tracking img