Membrana celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte Através da Membrana Celular

A célula é circundada pelo Líquido Extracelular (LEC), que é composto pelo líquido interticial e plasma sangüíneo.
Função: Fornecer nutrientes e outras substâncias necessárias ao funcionamento das células.
Internamente a célula possui o líquido Intracelular (LIC).

Mecanismos de transporte através da membrana

Os mecanismos de transporte desubstâncias através da membrana podem ser divididos quanto ao gasto de energia em:
a) Passivo: sem. gasto de energia.
b) Ativo: com gasto de energia.

Transporte Passivo:
1. Difusão: Movimentação contínua das moléculas entre si, nos líquidos nos gases. A difusão através da membrana celular é dividida em dois subtipos: difusão simples e difusão facilitada
1.1 - Difusão simples: éa movimentação cinética através dos orifícios na membrana ou por espaços intermoleculares, sem. que haja necessidade de fixação a proteínas carreadoras da membrana. A velocidade da difusão simples vai depender:
a) do número (quantidade) de substância disponível.
b) velocidade cinética da movimentação
c) do número de orifícios na membrana celular que vai ser atravessada.
1.1 -Difusão facilitada: exige a interação da molécula ou dos íons com a proteína carreadora que facilita sua passagem pela membrana, provavelmente pela fixação química, e dessa forma se tornando difusível.
2. Osmose: passagem de água através da membrana.

Difusão simples através da bicamada lipídica
1. Difusão de substâncias lipossolúveis: a lipossolubilidade é a capacidade que umasubstância possui de se dissolver nos lipídios. Ex: vitamina D.
2. Difusão de substâncias não solúveis em lipídios: Certas substâncias, mesmo sendo insolúveis em lipídios atravessam a bicamada lipídica da membrana celular, a água por exemplo difunde-se pela membrana, sendo grande parte passando diretamente através da bicamada e fração ainda maior pelos canais protéicos. Acredita-se que devido aominúsculo tamanho da molécula de água possibilitarem sua difusão antes que o caráter hidrofóbico dos lipídios seja acionado. A penetrabilidade das substâncias diminui conforme o aumento do tamanho das moléculas. EX: a molécula de uréia é apenas 20% maior que a da água e é 2000 x menos penetrável que a água.

Incapacidade de difusão dos íons.
0 os íons se difundem um milhão de vezes menos que aágua. Mesmo íons com dimensões menores que a da água.
a) carga elétrica determinando a hidratação dos íons
b) carga elétrica dos íons reagem com as cargas da bicamada lipídica que é formada por lipídios polares (excesso de cargas negativas).

Difusão simples pelos canais das proteínas

Os canais protéicos podem ser:
1. Seletivamente permeáveis a determinadas substâncias2. muitos podem ser abertos e fechados por comportas.

A maioria dos canais são seletivos, tornando-os muitas vezes específicos devido ao seu diâmetro, forma, natureza das cargas elétricas ao longo das superfície interna desse canal. Ex: canais de sódio (diâmetro de 0,3x0,5nm e forte carga negativa) e canais de potássio (diâmetro de 0,3x0,3nm não possui carga negativa)

Comportas dos canaisprotéicos:
Acredita-se que essas comportas sejam na verdade, extensões, semelhantes a comportas, da molécula de proteína de transporte, que pode ocluir o orifício do canal, ou se afastar desse orifício por meio de alteração conformacional da forma da própria proteína. No caso do canal de sódio esta comporta se abre e fecha na superfície externa da membrana celular e os de potássio nasuperfície interna.
O mecanismo de regulação destas comportas são principalmente:
1. Comportas voltagem-dependentes ( a conformação molecular da comporta responde ao potencial elétrico entre as duas faces da membrana. Isto é, quando existe forte carga negativa na face interna da membrana as comportas para o sódio permanecem fortemente fechadas, mas se abrem quando a negatividade desaparece. Ex:...
tracking img