Memórias ddr3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMÓRIA RAM DDR3

Resumo. O artigo a seguir é uma análise sobre as memórias RAM do tipo DDR. Tem como objetivo demonstrar as inovações alcançadas em sua terceira geração (DDR3) em relação às anteriores, as vantagens e desvantagens proporcionadas por esta tecnologia e as suas principais características.

Palavras-chave: Memória RAM, DDR, DDR2, DDR3, clock, latência.


1 INTRODUÇÃO

1.1 Oque é memória RAM?

Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa em inglês Random Access Memory ou memória de acesso aleatório. De acordo com Murdocca e Heuring (2000, p226), neste contexto o termo “aleatório” significa: “qualquer posição de memória pode ser acessada na mesma quantidade de tempo, independente da sua posição na memória”.

A memória RAM é volátil, e oconteúdo armazenado nela é perdido quando o computador é desligado. Os tipos básicos de memória RAM são respectivamente: dinâmica (DRAM) e estática (SRAM).

De acordo com Emmanuel, a memória RAM dinâmica (DRAM) é baseada na tecnologia de capacitores e requer a atualização periódica do conteúdo. Tem como vantagem o consumo de pequenas quantidades de energia e possui grande capacidade de armazenamento,porém tem como desvantagem o acesso lento aos dados comparando-se a SRAM. Porém conforme Murdocca e Heuring (2000 p226): “as memórias DRAMs são suscetíveis a descargas prematuras como resultado de interações com raios gama que ocorrem naturalmente. [..] Por essa razão, computadores pessoais antigos (PCs) não usavam circuitos de detecção de erros, [...]. Isso ajudou a manter os preços dos PCscompetitivos.” Com o avanço da tecnologia, o aumento do tempo de operação e popularização dos PCs, e a redução de preços de memórias DRAMs, os circuitos de detecção de erros voltaram a ser comuns nos PCs.

De acordo com Emmanuel, a memória RAM estática (SRAM) é baseada na tecnologia de transistores e não requer atualização dos dados. Tem como vantagem o acesso mais rápido aos dados comparando-se coma DRAM, porém tem como desvantagem o alto consumo de energia, gerando mais calor e possui uma capacidade de armazenamento muito inferior a DRAM. Conforme Murdocca e Heuring (2000, p226), os chips SRAMs são baseados em flip-flops, porque o conteúdo de cada posição persiste por tanto tempo quanto energia for aplicado ao chip.

2. Para que serve?

A memória RAM armazena informações das quais oprocessador necessita para executar algumas tarefas (processamento de dados), e podem ser acessadas de maneira quase imediata, tornando o computador mais ágil e tornando-se indispensáveis para qualquer tipo de usuário.

3. Tipos de memória DDR

Temos hoje, várias classificações para memórias DDR (DDR, DDR2, DDR3, etc...). Essas nomeações se devem ao tipo de acesso que as mesmas possuem.

Asmemórias DDR, DDR2 e DDR3 são memórias do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), que são capazes de trabalhar sincronizadas com os ciclos de clock da placa-mãe.

Conforme Torres, DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock, obtendo o dobro do desempenho de memórias SDRAM que não possuem esterecurso, trabalhando utilizando o mesmo clock.

4. Características

Por causa desta característica (DDR), essas memórias são rotuladas com o dobro do clock real máximo que elas conseguem trabalhar. Por exemplo, memórias DDR2-800 trabalham a 400 Mhz, memórias DDR2-1066 e DDR3-1066 trabalham a 533 Mhz, memórias DDR3-1333 trabalham a 666,6 Mhz e assim por diante.

Porém essa velocidade de acessoé teórica e depende da velocidade que a placa-mãe pode acessar os dados na memória. De acordo com Torres:
Se você instalar memórias DDR2-1066 em um computador que pode acessar apenas memórias a até 400 MHz (800 MHz DDR) – ou se seu micro estiver configurado erroneamente –, as memórias serão acessadas a 400 MHz (800 MHz DDR) e não a 533 MHz (1.066 MHz DDR). Isto acontece...
tracking img