Memória de curto e longo prazo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Memória de curto e longo prazo

Katiane Miranda Ferreira
Mestranda em Marketing e Publicidade
Departamento Ciência da Comunicação, Artes e Tecnologia-ULHT

A memória assume um papelcentral na vida do ser humano pois, será responsavél pelo acúmulo de informações, passando para o plano conhecimento e retendo o que considera importante, o qual será utilizado durante toda a vida.Através da memória adiquirimos, armazenamos e retemos as informações que são condideradas importantes e que nos orientarão durante toda a vida. A memória humana diante das informações externaspoderá reter, compreender e manipular as informações, usando-as quando se fizer nescessário, sendo que a mesma é limitada , pois não guarda tudo que lhe é exposto.
Nesse contexto destacarei oprocesso de memória de curto e longo prazo, teoria essa que surgiu nos anos 60 defendida por Miller(1956).
Enquanto que a memória de curto prazo recebe as informações codificadas e as retém porsegundos ou minutos e a partir disso faz uma pré selecção do que se pode descartar ou armazenar, em que a maioria das informações serão esquecidas. Nesse caso, o grau de acúmulo de informação dependeráde cada individuo.
Já a memória de logo prazo têm a capacidade de reter poucas informações, guardando somente as que considera relevantes. O que é armazenado e retido fica por um tempo numplano de “esquecimento “ e podem ser recuperadas mesmo no decorrer de segundos, meses e até mesmo anos. Esse plano de memória rege nossos conceitos sobre o mundo, justiça,respeito enfim, valores.A memória de longo prazo têm um papel preponderante na retomada das lembranças e decisões, pois, recupera o que ficou no plano do esquecimento mas que é importante. Na memória de longo prazo asinformações consolidam e afetam os nosso conceitos de mundo e influênciando em nossas decisões.
Diante disso, a memória de curto e longo prazo estão sujeitas aos estímulos externos dos quais...