Memória da educação escolar no brasil contemporâneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

PEDAGOGIA
3º PERÍODO

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO – ESCOLA ADVENTISTA DE BELO HORIZONTE

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia” do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp, sob orientação doprofessor tutor a distância Tatiane Heiffgi Borges Bispo.

Graziela Teodoro Alves Novaes / 2336447471
Márcia Corrêa Duarte / 2324403907
Márcia Maria Fernandes Marques / 2324403948
Soraya Gonçalves Maia / 2330430028
Viviane Cordeiro Rocha / 2322396197

BELO HORIZONTE / MG
2012
INTRODUÇÃO
Iniciamos este trabalho falando sobre a importância do estudo sobre a história da educação e dapedagogia; em seguida descrevemos a origem da educação escolar no Brasil e logo após apresentamos um quadro cronológico das principais escolas fundadas no Brasil nos períodos colonial, imperial e republicano; e por fim relatamos a história de uma escola de Belo Horizonte, Minas Gerais.
No dia 27/03/2012 realizamos uma visita a Escola Adventista de Belo Horizonte com o objetivo de conhecermos a históriadessa instituição. Fizemos cópias de alguns documentos e a partir deles anexamos algumas fotos. Entrevistamos várias pessoas que trabalham nessa escola e em especial a Senhorita Giuliana Sampaio, coordenadora da escola, que se prontificou a nos contar como foi que tudo aconteceu e descrevemos neste trabalho.

SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Sim, somos feitos de tempo, somos seres históricos quefabricamos nosso passado, tudo o que vivemos hoje será, no futuro, o nosso passado. De acordo com nossas vivencias e relações sociais mudamos nossas ações e pensamentos, e a história vai se formando de geração para geração.
“[...] onde há ser humano há cultura. Onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça, está a modificar a realidade e a sai próprio e, assim, que interferir no mundo natural oudele participa, está a criar um mundo cultural”. (REISEWITZ, 2004, p.81)
A educação, o saber, se passa de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de sociedade para sociedade; daí cada sociedade tem fatores culturais que vão sendo transmitidos ao longo do processo histórico, desenvolvidos através de seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma de pensar e agir. Assim,o processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história e esse conhecimento histórico é seletivo, pois cada historiador faz uma escolha dos acontecimentos mais importantes para sua história. Dessa forma, em cada época e local a memória é registrada de maneiras diferentes e é fundamental na formação da identidade cultural, das tradições e no registro de experiênciassignificativas, por isso deve ser valorizada e preservada.
A preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária, pois esse patrimônio é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro, transmitindo às gerações por vir as referências de um tempo e de um espaço singulares, que jamais serão revividos,mas revisitados, criando a consciência da intercomunicabilidade da história. (ICOMOS, 1980)
A história da educação não é muito difícil de ser compreendida. Ela nos permite ver que, em outros lugares, culturas e épocas, ou aqui perto de nós, a educação, de modo geral, e a escola, em particular, tem mudado, mas parecem manter alguns elementos intocados.
A história, dessa forma, ajuda-nos a olharnossa realidade com paciência, afinal, as coisas demoram muito a mudar. As vezes é preciso esperar duas ou três gerações para que uma inovação educacional se estabeleça.
Enfim, estudar história da educação é compreender o presente, e intervir no futuro através do estudo do passado, não cometendo os mesmos erros de nossos antepassados.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS...
tracking img