Memória da educação escolar no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmicos:
Gabriela Bastos/341594
Terezinha de Jesus/344851
Thania Rosa/285219

Pedagogia /Historia da educação e da pedagogia.
Polo/Aparecida de Goiânia (UNIDERP ANHANGUERA).
Professora.MA.MARICIANE MORES NUNES
Somos seres históricos que assimilamos culturas e heranças de nossos antepassados, mas estamos sujeito a mudanças. A nossa cultura deve ser resgatada todos os dias, mas é namemória do passado, por meio de documentos que levantamos hipóteses sobre fontes investigadas.
Somos feito de tempo, pois é ele que dá o sentido a vida. Por que a história para ser reconstituída precisa passar pelo passado, relatando acontecimentos decorrentes da ação transformadora do ser humano.
As antigas concepções da história, segundo os povos tribais, não privilegiaram os acontecimentos davida da humanidade e para eles o passado se remete aos “primórdios”. No entanto, no período grego, bem antes de Aristóteles, surgiu “Heródoto” que escreveu o livro “histórias”, apresentou no seu livro uma investigação sobre o tempo(que não apague o trabalho dos homens). Por isso foi chamado de ”pai da história”
No período do renascimento, foi eleita a razão como a principal forma pela qual oconhecimento seria alcançado O renascimento deu privilégio a duas disciplinas: matemática e as ciências da natureza . Surgindo assim o “humanismo”. Os humanistas eram homens letrados profissionais da burguesia e do clero.Neste mesmo período surge a democracia, que permanece ate os dias atuais.
Mas foi na história moderna e contemporânea, no século XVII, que surgiu a modernidade, mas foi noIluminismo que ocorreu uma ruptura na tradição aristocrática e o feudalismo foi substituído pela Revolução Industrial. Podemos, então , pensar no aperfeiçoamento da humanidade, enfim no progresso e a reflexão pedagógica.
Destacamos neste período a redefinição e reorganização da : família e da escola, tornando muito importando para o desenvolvimento da infância. Segundo Rousseau: “o homem nasce livre epor toda parte encontra-se a ferros”.
Percebemos que o cidadão é ativo e soberano, capaz de buscar a sua autonomia. Vemos também o surgimento da disciplina, que é fundamental em nossa sociedade.
Entendemos , que não somos só feito de história , mas somos nós a própria história.

Memória da educação escolar no Brasil






O origem da educação escolar no Brasil.
Paraentendermos, o processo da implantação da educação escolar no Brasil, voltaremos no tempo, onde buscaremos entender os contextos e as formas que retratam a educação mostrando, como e quando e de que formas teve inicio, na vida do cidadão brasileiro.
Assim ao falarmos da educação no Brasil contemporâneo, mencionaremos pontos importantes como processo das reformas religiosas protestante, e contrareforma relatando as causas,que tiveram inicio no século xv| em que o motivo delas terem acontecido foram os abusos causados pela igreja católica abrindo assim a visão das pessoas perante o pensamento renascentista.Percebe então que ao final da idade média a igreja vinha expondo de forma exagerada o luxo os gastos exorbitantes,perdendo o seu objetivo maior onde via se claramente que osrituais,religiosos vinham sendo deixados de lado, onde padres cada dia se mostravam menos preocupados com a questão de celebrações, onde mal sabiam rezar missas, deixando a desejar enfraquecendo a igreja perante a população.A respeito da burguesia comercial da época,vimos que nos século xv| teve um grande avanço econômico,e isso incomodava, a igreja que repreendia os lucros os juros condenando os só queenquanto a igreja desprezava a expansão econômica do burgueses,devido aos ganhos grandiosos,com juros altíssimos,o papa por sua vez arrecadava dinheiro para a construção da basílica de são Pedro,localizada em Roma,vendendo o perdão denominado “indigências”.outro ponto primordial da época que destacamos como um dos motivos das reformas o descontentamento dos reis para com o papa que opinava interferia,...
tracking img