Memória da educação escolar no brasil contemporâneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo”

De inicio, podemos admitir que o homem seja um ser histórico, já que suas ações e pensamentos mudam no tempo, á medida que enfrenta os problemas não só da vida coletiva, como também da experiência pessoal.
A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação,isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.
O trabalho que seria a ação transformadora do homem sobre a natureza, modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. É nesse sentido que dizemos que, pelo trabalho, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo que produz sua própriacultura.
Se o homem é o resultado por esse processo pelo qual constrói a cultura e a si próprio, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Na realidade, não há um conceito de “homem universal” que sirva de modelo para os educadores. Melhor seria referirmo-nos a uma condição humana, resultante do conjunto das relações sociais, que se transformam nodecorrer do tempo. Ou seja, não compreendemos o homem fora de sua prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto. Portanto, vimos que através do trabalho, o homem atua sobre o mundo transformando-o. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo em que estabelece projetos de mudança. Ou seja, o homem se insere notempo: o presente humano não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro.
Pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro. Contudo, queremos dizer que, decerta forma o homem ’‘reconstrói” a história a partir do seu presente, e cada novo fato o faz reinterpretar a experiência passada.
O tema EDUCAÇÃO é de importância fundamental em qualquer país, mas no Brasil ele adquire um caráter crucial, obtido não só à grave questão dos milhões de analfabetos, como principalmente a falta de perspectivas, devido ás inúmeras deficiências e distorções dosistema educacional.
A escola, segundo os ensinamentos de Arnaldo Niskier, em “Filosofia da Educação”, tem dois objetivo essenciais: primeiro, educar o cidadão para o convívio social, o que justifica o ensino de moral e cívica, de política, de ética, e mesmo, de religião; e segundo, educar o indivíduo no campo técnico e da ciência, com o sentido de prepará-lo para o exercício da atividadeeconômica, com maior eficiência e criatividade.
O problema da educação no Brasil, deteriorou-se a partir do exagerado crescimento das grandes cidades, como Rio de janeiro, São Paulo, Belo horizonte, Salvador, Recife e, mais tarde, Brasília. O êxodo das populações do norte, nordeste e do interior para os grandes centros urbanos produziu uma inusitada oferta de estudantes frente a umacrônica escassez de escolas e de professores. A massificação do ensino, inclusive do ensino superior, foi um fenômeno significativo, principalmente a partir de 1960, aumentando substancialmente o número de estudantes nas salas de aulas, em prejuízo da qualidade de ensino. Todos se lembram dos chamados excedentes e das fórmulas enganosas de abrigá-los no curso superior. Ao lado da massificação do ensino,ocorreu também, nos anos 60, a politização da classe estudantil, como consequência e também instrumento de um movimento político de nítido caráter socialista.
A cultura europeia, derivada da filosofia greco-romana, se baseava fundamentalmente na teologia e na metafísica. Foi somente a partir do século XVI, sob a influência de Galileu, que o conhecimento e o método científico substituíram...
tracking img