Memória da educação escolar do brasil

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR DE PIRACICABA “SUDMENNUCI”- PIRACICABA – SÃO PAULO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professortutor adistância Tatiane Heiffig Borges Bispo.

Piracicaba 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

INTRODUÇÃO História do Instituto de Educação Complementar de Piracicaba – “Sud Mennuci”

Pretende-secom essa temática trabalhar sobre a história do Instituto de Educação Complementar de Piracicaba localizado em Piracicaba interior de São Paulo.

Fonte: Anuário do Ensino do Estado de São Paulo -1908-1909. 1909.

As informações e os dados sobre a escola em questão serão apresentados através de análise de documentos, fotos, entrevistas com ex-professores, diretores e coordenadores e dosarquivos digitalizados do jornal local (Jornal de Piracicaba) e via internet. O período e o local no qual os dados serão realizados terá como fonte primordial as noticias e os arquivos digitalizados e tambéma internet como fonte de resgate da memória fotográfica. Objetiva-se também explicitar a relação histórica desde o surgimento até os dias atuais e contextualizar através dos noticiários, relatos efotografias as transformações ocorridas em meio ao tempo, ou seja, analisar o desenvolvimento da educação através do tempo. Buscar informações importantes do processo educacional para entendermos arealidade. Além também, de desenvolver uma linha do tempo, fazendo um rápido resumo dos fatos e períodos que marcaram a Historia da Educação e da Pedagogia no Brasil.

1
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP O surgimento da Escola Complementar de Piracicaba A Escola Complementar de Piracicaba foi criada por um dos últimos decretos do período administrativo de Bernardino de Campos, em abril de 1896,...
tracking img