Memória bolha

Páginas: 7 (1744 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
Memória bolhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Tipos de memória de computador
Memórias voláteis
DRAM, por exemplo DDR SDRAM
SRAM
Próximas
T-RAM
Z-RAM
TTRAM
Históricas
Delay line memory
tubo Selectron
tubo de Williams

Memórias não voláteis
ROM
PROM
EPROM
EEPROM
Memória flash
Próximas
FRAM
MRAM
CBRAM
PRAM
SONOS
RRAM
Racetrackmemory
NRAM
Millipede
Históricas
Memoria de tambor
Memória de ferrite
Plated wire memory
Memória bolha
Twistor memory


Memória bolha é um tipo de memória não volátil que usa uma fina película de material magnético para manter pequenas áreas magnetizadas, chamadas de "bolhas", com cada uma das quais armazenando um bit de informação. A memória bolha surgiu como uma tecnologiapromissora na década de 1970, mas foi um fracasso comercial devido aos preços dos discos rígidos, que caíram rapidamente na década seguinte.

Ao contrário do que acontece com a memória de leitura (ROM), é possível gravar na memória de bolhas. Ao contrário também da memória de acesso aleatório (RAM), os dados gravados na memória de bolhas permanecem nela até que sejam alterados, mesmo quando o computadoré desligado. Por esse motivo, a memória de bolhas tem sido utilizada em ambientes nos quais um computador deve ter a capacidade de se recuperar de uma falta de energia, com o mínimo de perda de dados. O uso e a demanda da memória de bolhas desapareceram com o surgimento da memória flash, que é mais barata e de produção mais fácil.

Índice
1 Pré-história: memória twistor
2 Bolhas magnéticas
3Comercialização
4 Aplicações posteriores
5 Referências
6 Ligações externas


[editar] Pré-história: memória twistorVer artigo principal: Memória twistor
A memória bolha é amplamente a criação de uma única pessoa, Andrew Bobeck. Bobeck trabalhou em vários tipos de projetos relacionados à magnética no decorrer dos anos de 1960, e dois de seus projetos o colocaram em uma posiçãoparticularmente boa no desenvolvimento da memória bolha. O primeiro foi o desenvolvimento do primeiro sistema de memória de núcleo magnético, comandado por um controle baseado em transistor, e o segundo foi o desenvolvimento da memória twistor.

A memória twistor era baseada na magnetostrição, um efeito que pode ser usado para mover bits magnéticos. Se um padrão é disposto em um meio de armazenamento (porexemplo, em uma fita magnética) e então uma corrente atravessa esse meio, os padrões serão lentamente "empurrados" até que eles permaneçam inalterados. Colocando um detector em algum ponto deste meio, os campos o atravessarão, por sua vez, sem qualquer movimento físico. Em efeito, é uma versão sólida de uma faixa única da memória de tambor. Na década de 1960, a AT&T usou o twistor em váriasaplicações.

[editar] Bolhas magnéticasEm 1967, Bobeck se uniu a uma equipe nos Laboratórios Bell e começou a trabalhar em melhorias para o twistor. Ele achava que, se ele descobrisse um material que permitisse o movimento dos campos facilmente em uma única direção, uma fita de tal material poderia ter uma série de cabeças de escrita/leitura posicionadas ao longo de sua extremidade em vez de uma só. Ospadrões seriam introduzidos em uma das extremidades do material e seriam empurrados como no twistor, mas como eles só poderiam ser movidos em uma única direção, naturalmente formariam "faixas" pela sua superfície, aumentando a densidade da área. Isto resultaria em uma espécie de "twistor 2D".

Paul Charles Michaelis descobriu, com seu trabalho nos finos filmes magnéticos permalloy, que era possívelpropagar domínios magnéticos em direções ortogonais dentro do filme. Este trabalho resultou em um registro em patente.[1] O dispositivo de memória e o método de propagação foram descritos em papel apresentado na 13ª Conferência Anual do Magnetismo e dos Materiais Magnéticos em Boston, MA, no dia 15 de setembro de 1967. O dispositivo usava finos filmes magnéticos anisotrópicos que exigiam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BOLHA
  • bolha
  • Bolhas
  • bolha
  • BOLHA
  • bolha imbiliaria
  • Bolhas de sabão
  • A bolha imobiliária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!