Meltrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METROLOGIA
AULA 04 - TOLERANCIAS E AJUSTES

ETEP – Faculdades Curso - Engenharia Prof. Claudio Vidal

PROGRAMAÇÃO AULA 4 1. Revisão da aula anterior 2. Prática com Micrômetro 3. Tolerâncias e ajustes

TOLERÂNCIAS
TOLERÂNCIA – é a variação aceitável para uma peça, que permita que ela seja intercambiável com outras peças semelhantes sem prejudicar o funcionamento do equipamento. Atolerância é especificada nos desenhos técnicos, por valores e símbolos apropriados. As peças geralmente funcionam associadas a outras peças, formando conjuntos mecânicos com funções determinadas. Elas se encaixam umas nas outras de maneiras diferentes – umas precisam se encaixar com folgas, para permitirem movimentação, outras precisam se encaixar justas para ficarem fixas uma na outra.

TOLERÂNCIASPara isto, a ABNT, seguindo orientações da ISO (International Organization for Standardization) montou uma norma voltada para estabelecer as tolerâncias aceitáveis para cada conjunto de peças. Este tipo de tolerância chama-se TOLERANCIA DIMENSIONAL. A norma que define estas tolerâncias é a NBR 6158. O desenho técnico define a dimensão da peça e esta COTA é chamada de DIMENSÃO NOMINAL (p. ex.diâmetro = 20 mm). Como o processo de produção da peça tem variabilidade, define-se no desenho (e a partir das recomendações da norma NBR 6158) os desvios aceitáveis (que não prejudicarão o desempenho da peça). Estes desvios são chamados de AFASTAMENTOS.

TOLERÂNCIAS
AFASTAMENTOS: são desvios aceitáveis das dimensões nominais que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento eintercambialidade. São indicados no desenho como segue:

Vejam, neste exemplo os AFASTAMENTOS são todos para “mais” da dimensão nominal.

TOLERÂNCIAS
AFASTAMENTOS:

Temos: Dimensão nominal: 20 mm Afastamento superior: + 0,28 mm Afastamento inferior: + 0,18 mm Dimensão máxima da peça = 20,28 mm Dimensão mínima da peça = 20,18 mm

TOLERÂNCIAS
AFASTAMENTOS: A dimensão encontrada na peça,depois de executada, é chamada de DIMENSÃO EFETIVA ou REAL. Os afastamentos podem ser ambos positivos (como no exemplo acima), ambos negativos ou um negativo o outro positivo. TOLERÂNCIA: TOLERÂNCIA é a variação entre a DIMENSÃO MÁXIMA e a DIMENSAO MINIMA. No exemplo acima: Tolerância = 20,28 – 20,18 = 0,10 mm Ou a variação entre o AFASTAMENTO SUPERIOR e o AFASTAMENTO INFERIOR Tolerância = 0,28 –0,18 = 0,10 mm

AJUSTES

AJUSTES neste conceito da TOLERANCIA DIMENSIONAL é a forma de encaixe entre 2 peças: o EIXO e o FURO. Quando falamos em AJUSTES: EIXO é o nome genérico dado a qualquer peça que funciona alojada em outra. FURO é a parte de uma peça onde o eixo irá se alojar.

FURO EIXO
Um eixo e uma bucha.

AJUSTES

Temos 3 tipos de AJUSTES previstos na NBR 6158: AJUSTE COM FOLGA–o EIXO se encaixa no FURO de modo a deslizar ou girar livremente. AJUSTE COM INTERFERÊNCIA – o EIXO se encaixa no FURO com certo esforço de modo a ficar fixo (entra sob pressão). AJUSTE INCERTO – o EIXO pode se encaixar no FURO com folga ou com interferência, dependendo das DIMENSOES EFETIVAS da peça. A tolerância prevista no desenho admite as 2 possibilidades, depende do tamanho que a peçativer depois de executada. Normalmente, a DIMENSAO NOMINAL de eixos e furos que irão se encaixar (definidos no mesmo desenho) tem o mesmo valor. O que define o tipo de AJUSTE são os AFASTAMENTOS especificados.

AJUSTES AJUSTE COM FOLGA

EIXO Dimensão nominal = 25 mm Afastamento superior = - 0,20 mm Dimensão máxima = 24,80 mm

FURO Dimensao nominal = 25 mm Afastamento inferior = 0,0 mm Dimensãomínima = 25,00 mm

AJUSTES AJUSTE COM FOLGA
A DIMENSAO MÁXIMA do EIXO (24,80mm) é menor que a DIMENSAO MINIMA do FURO (25,00 mm), isto caracteriza um AJUSTE COM FOLGA. Folga = 25,00 – 24,80 = 0,20 mm

CARACTERÍSTICA DO AJUSTE COM FOLGA: Dimensão MÁXIMA do EIXO é MENOR que a dimensão MINIMA do FURO.

AJUSTES AJUSTE COM INTERFERENCIA

EIXO Dimensão nominal = 25 mm Afastamento inferior...
tracking img