Meltrologia

1627 palavras 7 páginas
METROLOGIA
AULA 04 - TOLERANCIAS E AJUSTES

ETEP – Faculdades Curso - Engenharia Prof. Claudio Vidal

PROGRAMAÇÃO AULA 4 1. Revisão da aula anterior 2. Prática com Micrômetro 3. Tolerâncias e ajustes

TOLERÂNCIAS
TOLERÂNCIA – é a variação aceitável para uma peça, que permita que ela seja intercambiável com outras peças semelhantes sem prejudicar o funcionamento do equipamento. A tolerância é especificada nos desenhos técnicos, por valores e símbolos apropriados. As peças geralmente funcionam associadas a outras peças, formando conjuntos mecânicos com funções determinadas. Elas se encaixam umas nas outras de maneiras diferentes – umas precisam se encaixar com folgas, para permitirem movimentação, outras precisam se encaixar justas para ficarem fixas uma na outra.

TOLERÂNCIAS

Para isto, a ABNT, seguindo orientações da ISO (International Organization for Standardization) montou uma norma voltada para estabelecer as tolerâncias aceitáveis para cada conjunto de peças. Este tipo de tolerância chama-se TOLERANCIA DIMENSIONAL. A norma que define estas tolerâncias é a NBR 6158. O desenho técnico define a dimensão da peça e esta COTA é chamada de DIMENSÃO NOMINAL (p. ex. diâmetro = 20 mm). Como o processo de produção da peça tem variabilidade, define-se no desenho (e a partir das recomendações da norma NBR 6158) os desvios aceitáveis (que não prejudicarão o desempenho da peça). Estes desvios são chamados de AFASTAMENTOS.

TOLERÂNCIAS
AFASTAMENTOS: são desvios aceitáveis das dimensões nominais que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento e intercambialidade. São indicados no desenho como segue:

Vejam, neste exemplo os AFASTAMENTOS são todos para “mais” da dimensão nominal.

TOLERÂNCIAS
AFASTAMENTOS:

Temos: Dimensão nominal: 20 mm Afastamento superior: + 0,28 mm Afastamento inferior: + 0,18 mm Dimensão máxima da peça = 20,28 mm Dimensão mínima da peça = 20,18 mm

TOLERÂNCIAS
AFASTAMENTOS: A dimensão encontrada na peça,

Relacionados