Melhoria em processo de fabricação de vidr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05
1.1 OBJETIVO GERAL 05
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO 06
2.1 O PROCESSO BASE 06
2.2 AS MELHORIAS 06
2.3 MATÉRIA PRIMA 07
2.4 TEMPERATURA DE FUSÃO 07
2.5 IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE LAMINAÇÃO 08
2.6 PRODUTO FINAL 09
2.7 RESULTADO ESPERADO 09
2.8 FLUXOGRAMA DO PROCESSO 10
3. METODOLOGIA 11
4. CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13

LISTA DEFIGURAS

Figura 1 – Fluxograma do processo 10

1. INTRODUÇÃO

Este pré-projeto visa apresentar uma solução simples, porém funcional, que facilita, agiliza e aumenta a qualidade na manufatura que realiza a montagem de cilindros pneumáticos. No entanto

OBJETIVO GERAL

Fabricação do Vidro

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Melhorias nos processos utilizados para fabricação.

2. DESCRIÇÃO DOPROCESSO

O processo de fabricação do vidro que serviu de base para esta pesquisa, era composto de uma forma comum de fabricação, sem muitos processos complexos e com métodos que tiveram sua invenção entre o século XIX e XX. Ele consiste em reunir os elementos básicos que compõem o vidro e fundi-los a uma temperatura de cerca de 1500ºC após serem revestidos com refratários especiais. O vidro fundidoalimenta então a produção da forma final desejada. No entanto para atingir esta forma final, utiliza-se de vários métodos, entre eles o mais comum que é a conformação.

2.1 AS MELHORIAS

Com o intuito de melhorar os processos desta fabricação, utilizaram-se conceitos modernos como alternativas para a fabricação do mesmo. A implementação de alguns métodos modernos pode conferir a uma pequenaempresa, que dê os primeiros passos para maiores resultados financeiros advindos de uma produção mais rápida e uniforme com baixos custos. O resultado dependerá da velocidade ou das condições da empresa de implantar tais melhorias em blocos ou de forma integral, que neste caso remodelaria todo o processo de produção, o que na maioria dos casos práticos não seria viável.
No entanto, as melhorias sãosugestivas, e podem ser esplanadas de uma forma mais sucinta nos sub-tópicos abaixo.

2.2 MATÉRIA PRIMA

A fabricação atual se responsabiliza de reunir as matérias-primas do vidro e de triturá-los mais uma vez a fim de garantir o tamanho padrão dos grãos. Após estes estarem moídos e reunidos, são armazenados e depois transportados até um recipiente refratário especial capaz de suportar altastemperaturas no forno de fusão.
Nesta primeira etapa, já se pode ter uma simplificação do processo, que pode até mesmo dispensar muitas atividades desempenhadas internamente no momento. Com a globalização e a continua utilização de processos de fabricação contínuos, alguns segmentos foram ramificados, e a produção da matéria prima se apartou da fabricação do produto final. Desta forma osprocessos de preparação da matéria-prima podem ser substituídos pela compra direta de Sílica, que é o composto final pronto para fusão e fabricação do vidro e que é encontrado no mercado. Isso elimina tempo gasto no processo e possíveis falhas no mesmo por não ser a atividade principal da empresa. O único processo que precisaria ser implantado para garantir a qualidade do material utilizado e evitarparadas constantes para limpeza do forno de fusão, seria um processo de limpeza ou lavagem da sílica a fim de retirar possíveis impurezas vindas do fornecedor ou até mesmo misturadas no transporte.

2.3 FORNO DE FUSÃO

A utilização de refratários para levar o a mistura composta do vidro ou então a matéria-prima já fornecida para a fusão no forno, pode ser substituída por um único forno preparadopara receber o contato direto da matéria prima ainda em estado sólido. O forno constituído como estrutura principal e revestimento o carbono, pode atingir mais rapidamente a temperatura de fusão e também temperaturas mais altas do que a utilizada no processo inicial, que passa a ser de 1500ºC e pode alcançar até 2400ºC. Para que o vidro não seja agredido pelo contato com o metal da parede do...
tracking img