Melhores marketeiros políticos da história

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
Joseph Goebbels x David Axelrod
A campanha racista e nazista e o discurso liberal de um candidato negro.

Marketing político é o segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltado para o ambiente político que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação à um candidato através de suas propostas e projetos.
A propaganda é uma tentativa deinfluenciar a opinião e a conduta da sociedade, que ao expressar uma ideologia, manifesta-se politicamente.
Duas campanhas que fizeram sucesso na história foram a de Adolf Hitler com seu regime nazista e a recente campanha liberal do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com ajuda de seus estrategistas Joseph Goebbels e David Axelrod, respectivamente. Fazer com que milhões de pessoassigam uma ideologia não é tarefa fácil e exige muita inteligência e persuasão da parte desses marqueteiros.
Paul Joseph Goebbels, figura chave do regime nazista, é alemão, nascido em Berlim. Foi nomeado Ministro do Povo e da Propaganda do governo Nazista graças aos seus belos textos e seu perfil fervoroso exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.Admirável, não por sua ideologia, mas pela sua capacidade de fazer um único líder mobilizar uma nação por uma causa nada convencional. Criou o cumprimento “Heil Hitler”, que mais tarde desempenhou o papel de cumprimento entre alemães seguidores da ideologia, que até hoje é usado por muitos metaforicamente.
A propaganda nazista foi o principal instrumento de ascensão e um dos principais pilares desustentação do regime de Hitler.
É verdade que a arte de convencer pela palavra é bem antiga. Napoleão Bonaparte, por exemplo, dizia: “Para ser justo, não é suficiente fazer o bem, é igualmente necessário que os administrados estejam convencidos”. No entanto, foram Goebbels e Hitler, juntos, que utilizaram com o maior sucesso as técnicas de controle da opinião pública, usando a propaganda de formaespetacular para unificar um país. Como diz José Nivaldo Júnior em Maquiavel, O Poder, “a diferença está na arte de quem a executa e na ideologia que a dissemina”.
Um dos pontos positivos da propaganda nazista é que ela revelou a engenharia interna da propaganda política constituída por uma mistura de técnica, arte e ideologia. Outro ponto positivo foi estruturar a propaganda política de maneirasistêmica, incluindo não apenas o uso da mídia formal e alternativa, mas de todos os aspectos da comunicação política, avançando para a redação dos discursos, a cenografia adequada, o efeito hipnótico do grito de guerra, dos holofotes, do jogo de luzes, da cadência da marcha e da identidade visual.
Quando o nazismo floresceu, o grande meio de comunicação era o rádio. Goebbels sugeriu aumentar apotência e a quantidade de transmissores e receptores, promover audições comunitárias, instalar autofalantes nos postes, para que ninguém pudesse deixar de ouvir a palavra do Führer, medidas, todas essas, adotadas por Hitler. Uma das estratégias usadas por Goebbels foi a Lei da Simplificação e do Inimigo Único, que consiste em concentrar sobre uma única pessoa as esperanças do campo a que sepertence ou o ódio pelo campo adversário. No caso do nazismo, os judeus e comunistas foram eleitos o “inimigo único”.
A primeira condição para uma boa propaganda é a infatigável repetição dos temas principais. Goebbels dizia: “ A Igreja Católica mantém-se porque repete a mesma coisa há dois mil anos. O Estado alemão deve agir analogamente”. Disse também a famosa frase: “Uma mentira, se audaciosa osuficiente e repetida à exaustão, se torna verdade”. Que foi o lado negativo da campanha, fazendo apologia à mentira, por achar que apenas a constância e a continuidade da mensagem bastariam para perpetuar o regime.
A propaganda nazista foi exitosa. A idéia de que a linha mestra da propaganda nunca deve ser abandonada, de que qualquer variação tem que afirmar a mesma coisa, de que o sucesso da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melhores jogadores do mundo historia
  • para entendermos melhor a historia medieval
  • Resenha. Por uma história do político
  • Pensamento Político ao longo da História
  • HISTÓRIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL
  • O pensamento político na história
  • pensamento politico na historia
  • historia do pensameno politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!