Melhorar a comunicacao a nivel pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introducao
No presente trabalho, pretendemos mostrar como podemos melhorar a nossa comunicação, abordando alguns pontos importantes que contribuem para tal assim como os benefícios que uma boa comunicaçìo pode nos proporcionar.

Melhorar a comunicação a nível pessoal

Poderiamos começar por dizer que para uma comunicação a nível pessoal é necessário que haja, em primeiro lugar, noçõesbásicas da comunicação e das suas técnicas. Esses conhecimentos lhe ajudarão na construção e planeamento das campanhas de imagem da sua empresa. Por outro lado, preocupar-se com sua própria imagem, não apenas na aparência exterior, mas no comportamento ao comunicar de forma efectiva com os diversos públicos.

1. Falar em público

Este ponto destina-se mai a quem não possue o dom, ou seja,experiência, neste caso seria a maior parte das pessoas, e para quem nunca teve oportunidade de fazer uma apresentação, um discurso ou uma palestra e não se sinta a vontade neste campo.
Um orador espera sempre por um orador que seja claro, directo, sincero e acima de tudo, que seja convincente.

Existem pessoas que mesmo com muita experiência em público, não conseguem transmitir a essência da suacomunicação, talvez por não conseguir um tipo de linguagem que fosse de fácil percepção para quem se dirigia. Isto é resultado de 2 lapsos que muitos bons oradores cometem, por vezes por excesso de confiança em si próprios.

Um deles é a falta de conhecimento em relaçãa ao público a que se destinam e o outro é o objectivo em vista. No primeiro caso, é o tipo de linguagem que se adapte ao público presente;o desconhecimento deste não permite que esta adaptação seja feita, obtendo por vezes resultados catastróficos. O segundo lapso surge quando o orador se dirige ao público sem noção do objectivo final em vista.

Numa situação de improviso, a primeira coisa a fazer é exercitar-se ao longo de alguns dias, falando de forma expontânea, durante cerca de um minuto, a respeito dos mais variados temasque primeiro lhe venham a cabeça. Convirá escolher temas que sejam totalmente estranhos e que não estejam relacionados nem com a área de actividade nem com o hobby preferido, a fim de não falsear todo o processo. A segunda recomendação é estar mentalmente preparado para falar de improviso a qualquer momento.

Quanto à forma de o fazer, os peritos na matéria costumam fazer as seguintesrecomendações:

a) Iniciar introduzindo um exemplo vivido, presenciado ou contado. É a forma mais eficaz de atrair imediatamente a atenção. Em ambientes informais ou festivos pode se iniciar com uma anedota apropriada, é uma boa forma de captar a atenção para além de descontrair o ambiente, e sobre tudo, o orador.

b) Esforçar-se por falar com entusiasmo e energia, mesmo que os assuntos sejam dos maisbanais.

c) Ser breve, nada como uma intervenção que por ser improvisada todos esperam que seja curta, e que acaba por se prolongar por muito tempo, obrigando mais esforço de atenção por parte do público.

d) Manter o contacto visual com toda audiência, olhando especialmente para os que estiverem nos pontos mais afastados em vez de olhar apenas para as pessoas da primeira fila.
Para os discursospreparados (que não necessitem de improvisos) existem recomendações básicas, adaptáveis a qualquer situação, depois de se saber qual o objectivo da intervenção e para que público é que se vai falar. Haverá que tomar em consideração as seguintes fases:
• Estudar o assunto recolhendo os elementos, encarando os diferentes pontos de vista que se podem vir a levantar. A escolha de meios auxiliares deapresentação como quadros, gráficos, retroprojector, slides e video deve ser encarada logo de inicio.

• Organizar o plano. Depoiss de seleccionar e delimitar o assunto da exposição, haverá a considerar o tempo de que se irá dispor e fazer um estudo de plano. Neste esboço são anotadas as principais ideias que se pretende que sejam abordadas. As ideias secundárias serão introduzidas...
tracking img