Melhoramento genético de espécies tropicais

Páginas: 16 (3752 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
MELHORAMENTO GENÉTICO DE ESPÉCIES TROPICAIS

Prof. Dr. Reginaldo Brito da Costa

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Programa de Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais. Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. CEP 78060-900. E-mail: reg.brito.costa@gmail.com
Introdução

O melhoramento genético de espécies florestais é uma ciência relativamente nova,com desenvolvimento mais expressivo a partir de 1950. As primeiras espécies a serem melhoradas em larga escala foram, provavelmente, Pinus elliottii e Pinus taeda, nos Estados Unidos e Acacia mearnsii (Acácia negra), na África do Sul (RESENDE, 1999a). Há que se ressaltar a introdução no Brasil em 1903, do gênero Eucalyptus para a produção de dormentes para estradas de ferro por Navarro de Andrade.Com base no referido autor, em sua forma mais comum, o melhoramento florestal se dá através da seleção de indivíduos superiores identificados em plantações comerciais ou áreas de vegetação nativas, nas quais sementes podem ser coletadas ou as matrizes podem ser vegetativamente multiplicadas e estabelecidas em delineamento adequado para a comprovação de sua superioridade genética, produção desementes ou para a propagação comercial. A comprovação de que indivíduos selecionados são geneticamente superiores pode ser realizada através da implantação de testes de progênies ou de testes clonais.

Na área florestal, existem basicamente três formas de multiplicação vegetativa dos indivíduos selecionados: estaquia, método de propagação vegetativa por enraizamento de estacas; enxertia, uniãode partes de indivíduos através de seus tecidos, de modo que ocorra o crescimento vegetativo e; micropopagação, cultura de tecidos. A escolha do método depende da finalidade da multiplicação e da fisiologia da espécie com a qual se está trabalhado.

A seleção dentro de famílias é realizada através de cálculos que utilizam o desvio do valor individual em relação à média da família no bloco.Pode-se, também, utilizar o desvio da média de famílias em relação à média geral do teste.

Outra opção é a seleção combinada ou que utiliza ambos os desvios. A seleção multi-efeito, que propicia a correção dos efeitos ambientais, maximizando o ganho genético.

Grande atenção deve ser dada ao objetivo final da seleção. Para isso, são realizados dois testes: testes de progênie, que fornecemdados sobre valores genéticos (apenas a variância aditiva é considerada). Este teste avalia as origens pela comparação do desempenho de suas descendências. Os testes clonais, que fornecem dados sobre valores genotípicos (a variância dominante também é considerada). Este teste é a avaliação de um indivíduo ou clone através da comparação de clones (RESENDE, 1999a).

A produtividade, a qualidade damadeira, a forma do fuste, a resistência a pragas e doenças, bem como outras inúmeras características que podem alterar o valor de uma floresta plantada, estão definidas já nas sementes, nos cromossomos. Isto torna a produção de sementes a partir de pomares testados uma ferramenta essencial. Cabe ressaltar, a importância de monitoramento dos germoplasmas desde as fases iniciais de desenvolvimento daespécie, ou seja, no pré-melhoramento.

Um aspecto relevante que se constitui em ferramenta para os programas de melhoramento genético florestal refere-se ao fluxo gênico, cujas implicações são evidentes na estrutura genética das populações e no balizamento das ações a serem desenvolvidas ao longo do programa.

a) Fluxo gênico e sistemas de cruzamento

Entre os principais componentesdo sistema genético que influenciam no fluxo gênico, está o sistema de cruzamento das espécies e os padrões de dispersão de pólen e sementes (Figura 1).

Figura 1- Esquema ilustrativo do fluxo de genes entre indivíduos arbóreos com sistema de cruzamento preferencialmente alogâmico (Costa & Scariot, 2002).

As pesquisas em florestas tropicais, incluindo os biomas Amazônico e Cerrado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melhoramento genético de espécies amazônicas
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento Genético
  • Melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • melhoramento genetico
  • melhoramento genético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!