Melhoramento da mandioca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A mandioca, Manihot esculenta Crantz, é uma planta perene, arbustiva, pertencente à família das Euforbiáceas. A parte mais importante da planta é a raiz. Rica em fécula, utilizadas na alimentação humana e animal ou como matéria prima para diversas indústrias. Originária da América do Sul desempenhou papel importante nos primórdios da colonização do Brasil, como cultura desubsistência e também como produto de valor comercial, é uma cultura rústica adaptada às condições marginais de clima e solo. Constitui uma das mais importantes fontes de carboidratos de 600 milhões de pessoas em vários países tropicais do mundo. É considerada uma planta completa com suas raízes ricas em carboidratos, e folhas ricas em proteínas, vitaminas A e C, além de outros nutrientes. (Fukuda, 2005). Naregião Nordeste tradicionalmente caracteriza-se pelo sistema de policultivo, ou seja, mistura de mandioca com outras espécies alimentares de ciclo curto, principalmente feijão e milho.
O mercado internacional de mandioca movimenta, em média/ano, cerca de 10 milhões de  toneladas de produtos derivados e seu consumo per capita mundial de mandioca e derivados, em 1996, foram de 17,40 kg/hab/ano.
Écultivado em todo o território brasileiro, o Brasil é o segundo maior produtor do mundo, a produção nacional da cultura é de 22,6 milhões de toneladas e seu consumo per capita de mandioca e derivados, em 1996, foi de 50,60 kg/hab/ano.

Revisão

HISTÓRICO DO MELHORAMENTO DA MANDIOCA
As atividades do Programa de Melhoramento Genético de Mandioca no Brasil iniciaram-se no ano de 1930 através doInstituto Agronômico de Campinas (IAC). O projeto é o mais antigo existente na área e conta com a maior variabilidade genética dos bancos de germoplasma do mundo. O programa gerou as primeiras técnicas de produção comercial da cultura, que até então se encontravam em níveis de subsistência e ainda com traços de exploração indígena. (Bazzo, 2007). Atualmente, o programa trabalha no desenvolvimentode novos clones (genótipos ainda não cultivados) que estão em fase final de avaliação, aguardando a validação agronômica para serem disponibilizados aos produtores. O principal objetivo do IAC é a obtenção de novas variedades com maiores teores de matéria-seca e maior produtividade para as variedades voltadas à indústria. O pesquisador acredita que o principal benefício decorrente dodesenvolvimento de novas cultivarem para os produtores é a valorização da plantação. (Bazzo, 2007).
Segundo o pesquisador, no início, o instituto diagnosticou as principais cultivares plantadas, orientando os produtores para aquelas mais produtivas. Posteriormente, houve a preocupação em identificar as variedades que possuíam maiores teores de matéria-seca (indicativo de maiores teores de amidos e,consequentemente, mais rendimento industrial) e com maior tolerância à bacteriose, principal doença que ataca os mandiocais. Ele acredita na necessidade de fortalecer o sistema produtivo da mandioca e buscar recursos que viabilizem o desenvolvimento de novas tecnologias. (Bazzo, 2007).
Os trabalhos de melhoramento genético com a cultura da mandioca no Brasil iniciaram em meados do século 20, sendointensificados nos anos 40 por instituições de pesquisa regionais que procuraram atender as demandas de cada região; concentraram-se principalmente, na introdução e avaliação do germoplasma disponível. (Farias; Souza; Mattos; Fukuda, 2006, p.326). E um dos trabalhos pioneiros no Brasil, quanto ao melhoramento genético da mandioca, teve início, em São Paulo, com a criação, em 1935, da Seção de Raízes eTubérculos do Instituto Agronômico (IAC). Naquela época, os trabalhos iniciaram-se com a constituição de uma coleção de variedades da região e de outros estados e avaliação desses materiais. (Cordeiro, 2003).

OBJETIVOS DO MELHORAMENTO DA MANDIOCA
Os objetivos do programa de melhoramento da mandioca estão ligados às demandas de produção, processamento e mercado e são específicos para cada...
tracking img