Melanose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Melanose periorbital, comumente conhecida como olheiras, é uma alteração da pigmentação da pele das pálpebras muito freqüente. Apesar de não representar nenhum risco à saúde física, as olheiras incomodam e preocupam muito quem as têm.
Ocorre principalmente em mulheres morenas, tendo caráter genético ou constitucional, como no caso de indivíduos que têm a pele mais fina do que os outros, o quepermite que tanto a melanina, como os músculos que se localizam abaixo dos olhos, transpareçam através da pele dessa área. Entretanto, as olheiras sempre são agravadas pela exposição crônica ao sol, e "lentidão" da circulação venosa na região palpebral.
Dentre os fatores que prejudicam a circulação venosa nas pálpebras, aumentando o acúmulo de líquido local favorecendo a formação das "bolsas"podemos ressaltar: idade; uma vez que a flacidez cutânea acentua a estase venosa; a privação de sono ou insônia, tensão emocional, bebidas alcoólicas, tabagismo, uo de produtos inapropriados na área dos olhos que levam a inflamação e inchaço da região.
Atualmente algumas substâncias vêm demonstrando resultados positivos no clareamento das olheiras como ácido kójico, ginko biloba, as vitaminasC, E e K e mais recentemente destacando-se muito o Coffeebery associado à Cafeína.
Além disso, o tratamento pode ser potencializado, com obtenção de resultados satisfatórios mais rapidamente, através de procedimentos médicos como peelings químicos, preenchimento com ácido hialurônico e principalmente a aplicação de luz intensa pulsada.http://www.drogariasaobento.com.br/Cantinho-da-Saude/Melanose-Periorbital---Olheiras/102

Olheiras podem ser de caráter constitucional (origem genética) e alteração na vascularização na região das pálpebras. Há uma tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos, levando ao escurecimento rápido e aparente da região. Há diversos cremes que possuem ação descongestionante dos vasos sangüíneos, porém os resultados são muito variáveis e àsvezes desanimadores. Outros métodos disponíveis são a aplicação de Luz Intensa Pulsada e o uso de preenchedores (ácido hialurônico) no local, quando o paciente apresentar a olheira com o aspecto de “olho fundo”. A melhor terapia, com certeza, ainda é aquela que combina diversas modalidades de tratamento, sempre após avaliação do especialista, “classificando” o tipo da olheira de cada paciente.Massagens locais, dormir bem, não fumar, uso de protetor solar, cosmecêuticos e compressas locais, como com chá de camomila podem atenuar as bolsas e olheiras.
Olheiras: O que fazer com elas?
Nada mais que uma diferença de tonalidade entre as pálpebras inferiores e o resto da face. Falando assim, até parece que as olheiras não têm tanta importância. Porém, uma das queixas mais freqüentes emclínicas dermatológicas e estéticas é com relação à área dos olhos, a primeira a mostrar sinais de envelhecimento. Um dos principais problemas são as olheiras, geralmente causadas por aumento da pigmentação (concentração de melanina) e pelo comprometimento dos vasos na área.

De acordo com a especialista, o indivíduo que tem olheiras já nasce com tal excesso de pigmentos por razões aindadesconhecidas (fator genético). O que aumenta o escurecimento das pálpebras é a dilatação dos vasos nessas áreas. Por isso, após algumas noites mal dormidas ou após algumas situações estressantes, as olheiras são evidenciadas. Pode-se citar outros fatores desencadeadores além das poucas horas de sono, como menstruação, estresse, doenças, alterações hormonais, entre outros.

Para apagar as olheiras ealiviar a expressão vale tudo: das antigas compressas de chá-de-camomila (uma solução paliativa) às técnicas modernas de laser. A médica ressalta que, geralmente, o tratamento das olheiras pode ser dividido em duas categorias: clínico (com o uso de cremes clareadores) ou ambulatorial (com o uso de lasers, peelings ou Drenagem Linfática Manual).

É importante destacar que o uso de proteção solar e...
tracking img