Meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 10 - Ideologia
Conceito Geral de Ideologia
George Grosz (1893-1959), artista alemão, foi crítico irônico da guerra da classe dirigente e de todo poder desmedido. No quadro, O agitador, datada de 1928, o “ agitador” é Hitler. Grosz exprime com sarcasmo o risco que ele representa e combateu-o de modo incansável.
Na música de Cazuza, Ideologia, que conta a história de um jovem quelevava uma vida sem sentido passa a reparar em sua vida e descobre que desconhece a si mesmo, e no refrão brada por ideologia: “Eu quero uma pra viver!”
O sentido geral e positivo do conceito ideologia,é o conjunto de ideias, crenças ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. A ideologia de um pensador do corpo sistemático, de suas ideias, do seu posicionamento interpretativo diante decertos fatos. Distinguimos ideologia liberal de ideologia socialista, as duas principais visões políticas, sociais e econômicas do nosso tempo.
Esse sentido de ideologia também serve para designar a teoria pedagógica que orienta a prática de uma escola ou ideologia de uma religião que determina as regras de conduta.
O termo ideologia foi criado no século XIX por Destutt de Tracy, filósofoe político francês, para designar uma “ciência das ideias”. Com ela o autor pretendia compreender a formação das ideias numa sociedade por um método semelhante ao da ciência da natureza. Seus seguidores foram chamados de ideológicos por Napoleão Bonaparte.
Um tempo depois o conceito foi incorporado ao vocabulário dos pensadores, como Comte, Durkheim, Weber e Mannheim, e assumiu sentidosdiferentes em cada um deles, mas foi com Marx e Engels que o conceito se tornou conhecido. Na concepção Marxista de ideologia, prevalece o sentido negativo de instrumento de dominação de uma classe sobre outra.
Conceito Marxista de Ideologia
O conceito Marxista de ideologia, é preciso conhecer a alienação. Para Marx o operário quando produz o produto de seu trabalho pelo qual não o pertence epassa a vender sua força de trabalho, não mais decide sobre seu salário e seus horários, perde-se o centro de si mesmo, passa a ser comandado e não age por si próprio, assim tornando-se alienado.
Esse estado de coisas é típico de sociedades divididas, onde a separação entre o trabalho manual e intelectual, fazendo com que os trabalhadores percam a autonomia e se sujeita à exploração. Marx explicaque a ideologia impede a tomada de consciência da alienação.
Embora o conceito de ideologia já estivesse subtendido em suas primeiras obras, Marx introduziu o termo pela primeira vez em A Ideologia alemã, na qual critica os filósofos hegelianos, cujas reflexões partiam de ideias. Pela sua concepção deve-se iniciar pelo exame do modo de produção capitalista para depois analisar como sãoproduzidas as ideias na realidade concreta.
A ideologia consiste, segundo Marx, no conjunto de representações e ideias, bem como de norma de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade torna-se uma distorção dela quando camufla os conflitos existentes na sociedade e apresenta como uma eharmônica como se os indivíduos partilhassem dos mesmos interesses e ideais.
Características da ideologia.
A naturalização consiste em aceitar como naturais situações que na verdade resultam da ação humana e , como tais, são históricas.
Outra característica da ideologia é a universalização , pela qual os valores da classe dominante são estendidos aos que a ela se submetem. È assim que aempregada doméstica “boazinha” não discute salário nem reclama se trabalha além do horário.
A universalidade das ideias e dos valores resulta de uma abstração, ou seja, as representações ideológicas não se referem ao concreto, mas ao parecer social.
A universalização e a abstração supõem uma lacuna ou a ocultação de algo que não pode ser explicitado, sob pena de desmascarar a ideologia. Por...
tracking img