Meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
M
A palavra meiose é derivada da palavra grega meíosis, que significa diminuição, e é uma alusão ao fato de, nesse tipo de divisão celular, o numero de cromossomos ser reduzido à metade nas células-filhas. A redução do numero de cromossomos acontece porque nesse processo há uma única duplicação cromossômica seguida de duas divisões nucleares consecutivas chamadas de meiose I e meiose II. Nessadivisão celular formam-se quatro células-filhas, cada uma com metade do numero de cromossomos originalmente presente na célula de origem, a célula-mãe.

Regulação do ciclo

A progressão de uma célula ao longo do ciclo celular, isto é, sua passagem pelas fases G¹, S, G² e divisão, depende de fatores externos e internos à célula. Em feral, as células precisam ser estimuladas a se dividir porsubstâncias denominadas fatores de crescimento celular. Mesmo na presença desses fatores, certas células só duplicam o DNA quando atingem um tamanho mínimo necessário à produção de células-filhas viáveis. Mesmo que essas duas condições sejam atendidas, o ciclo celular pode ainda ser interrompido em determinados pontos, caso ocorram danos nas moléculas de DNA. Os pontos específicos do ciclo celular emque a célula “decide” se completar o ciclo ou se interrompe o processo por algum tempo são chamados pontos de checagem.
O principal ponto de checagem do ciclo celular ocorre no final da fase G¹. Se nesse momento do ciclo não existirem os fatores de crescimento necessários, a célula entrará em Gº em vez de entrar em S, e poderá permanecer longo tempo nesse estágio, sem se dividir. A maioria denossas células nervosas permanece na fase Gº por toda a vida. Um tipo especial de célula de nossa pele, fibroblastos, permanece em Gº até ser estimulada a reparar danos causados por um ferimento. A proliferação dos fibroblastos da pele é estimulada por um fator de crescimento liberado durante a coagulação de sangue por fragmentos celulares denominados plaquetas. O fator de crescimento celularliberado pelas plaquetas atinge os fibroblastos da vizinhança da lesão, levando-os a duplicar seu DNA e a se dividir, originando novas células para cicatrizar o ferimento.
Além do ponto de checagem para o inicio da fase S, há outros mecanismos sinalizadores que fazem com que os eventos do ciclo ocorram em uma sequência definida e coordenada. Por exemplo, é fundamental que a célula só comece a sedividir depois de ter completado a duplicação dos cromossomos. Se isso não ocorresse, as células-filhas receberiam copias incompletas dos cromossomos da célula-mãe.
Quando uma célula em fase S é submetida a agentes mutagênicos, como certos tipos de radiação ou de substancia, podem ocorrer danos no DNA. Esses danos são detectados no ponto de checagem de G² e, então, o inicio da mitose é retardado atéque a célula realize os devidos reparos. Eventuais lesões nas moléculas de DNA podem ainda ser detectados no ponto de checagem de G¹ e, nesse caso também, a progressão do ciclo celular é interrompido antes do inicio da fase S. Essas interrupções são estratégicas, pois permitem que sejam feitos os reparos no DNA antes de a célula iniciar sua duplicação, evitando que moléculas lesadas sejamduplicadas e transmitidas para as células-filhas. Se os reparos necessários nas moléculas de DNA não são possíveis, é desencadeado um processo que leva a célula danificada à morte. Essa morte programada de uma célula é denominada apoptose.
Recentemente descobriu-se, em células de mamíferos, uma proteína denominada p53, que participa da interrupção do ciclo celular e é produzida em larga escala sempre quemoléculas de DNA são danificadas. Se os danos forem muito grandes, essa proteína ativa a apoptose da célula danificada. Se a proteína p53 não funcionar corretamente, células com o DNA danificado podem se multiplicar, eventualmente transformando-se em células cancerosas. O câncer não é mais freqüente fracas à proteína p53, que desencadeia a apoptose das células portadoras de DNA lesados, as quais...
tracking img