Meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Meiose?
Meiose é um fenômeno bem mais complexo, com objetivos definidos bem diversos dos de uma simples divisão celular. A Meiose é o processo pelo qual células diplóides podemoriginar células haplóides, o que se faz através de duas divisões celulares sucessivas, e que ocorre na grande maioria das vezes, para a formação de gametas, e, em alguns casos, paraformação de esporos. Seu principal objetivo é formar células destinadas à reprodução da espécie, com recombinação gênica.
Divisão I da Meiose
Prófase IA prófase I da Meiose é relativamente longa e complexa. Ela compreende diversas subfases:
* Leptóteno - É oinício do processo e, portanto, é aqui que ocorre o aparecimento dos cromossomos, em função da esperilização dos cromonemas.
* Zigóteno - Os cromossomos homólogos se juntam formando pares(sinapse cromossômica).
* Paquíteno – Cada cromossomo torna-se mais espesso. Os cromossomos homólogos entrelaçam as suas cromátides em pontos bem definidos, porém totalmente aleatório. Esseentrelaçamento nunca se faz entre as duas cromátides do mesmo cromossomo (são haplóides, porém não-irmãs).
* Diplóteno – Os centrômeros dos cromossomos homólogos começam a se repelir. Aessa altura, as cromátides já trocaram segmentos com genes. Houve uma permuta gênica entre elas.
* Diacinese – Os cromossomos homólogos se separam completamente. Sua cromátide já contémgenes permutados.

Metáfase I A característica é a formação da placaequatorial. Em cada par de cromossomos homólogos, ambos os componentes se ligam a mesma fibrila do fuso, do que resulta que os cromossomos se dispõe aos pares na placa equatorial.
Anáfase I...
tracking img