Meios de orientação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1017 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIOS DE ORIENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

Os seres humanos têm mudado de meios de orientação freqüentemente. Cada vez que mudam sempre há um avanço para melhor. Sempre há uma posição positiva. Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa, isso sempre caminhou junto com a história do homem na Terra. O que transformou, ao longo do tempo, foram os recursos usados,equipamentos, instrumentos, as características do espaço geográfico e, por conseqüência, os referenciais para localizar e para orientar. Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam. Pode-se localizar tendo por base referenciaiscomo ruas, construções, estradas, rios, etc., comum à maioria das pessoas, ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bússola. O método de orientação é usado para auxiliar no deslocamento e determinar os caminhos para seguir o rumocerto, até mesmo quando não é possível se conduzir pelos acidentes geográficos. Com esse trabalho serão destacados alguns meios de orientação, que dará ao entender que o espaço implica necessariamente saber se orientar e se localizar. Em determinada circunstância e despretensiosamente, às vezes, negligenciamos essas habilidades. Contudo elas são de extrema importância

DESENVOLVIMENTO

Rosa dosventos
A rosa-dos-ventos é uma figura nos quais estão presentes:
Os pontos cardeais: Norte (N), sul (S), Oeste e Leste ou Este (L ou E).
Os pontos colaterais: Noroeste (NO), nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE).
Os pontos subcolaterais, nordeste (ENE), nordeste (NNE), sudeste (SSE), sudeste (ESE) sudoeste (OSO), sudoeste (SSO), noroeste (NNO), noroeste (ONO).
Esses são os pontos quefacilitam a orientação na superfície terrestre. A noção a respeito desses pontos de orientação é fundamental para estabelecer os deslocamentos aéreos e marítimos, por exemplo, ou em locais onde não há estradas, como regiões desérticas e áreas florestais. É fundamental também para manusear e utilizar plantas e mapas, determinando-se, por exemplo, a localização de cidades, estados, regiões, países,continentes, oceanos, tomando-se por referência um certo local ou elemento.

Orientação pelos astros
A orientação pelos astros depende de uma série de condições que estão relacionadas, à previsão do tempo atmosférico é preciso que o céu esteja limpo, à localização do observador no planeta Terra - distância em relação à linha do Equador, à época do ano, e sem o uso complementar de equipamentosastronômicos, essa orientação não será totalmente precisa. Trata-se de uma orientação aproximada.
A orientação pelo Sol está baseada no seu movimento aparente - é a Terra que gira em torno do seu próprio eixo movimento de rotação da Terra, e é por isso que afirmamos ser um movimento aparente. Esse astro aparece não exatamente na mesma posição, que varia no decorrer do ano, mas de um mesmo lado, queé o Leste (oriente), e põe-se no lado oposto, o Oeste (ocidente). Determinando-se um lado, no nascer ou pôr-do-sol, pode-se, de modo aproximado, utilizar os pontos de orientação e, a partir daí, orientar-se.
É comum afirmar-se que a orientação pela Lua somente pode ser à noite. O geógrafo e astrônomo Paulo Henrique Sobreira destaca que independente da fase da Lua e do horário, ela sempre surge nolado Leste e desaparece no lado Oeste. Os horários de nascer e ocaso da Lua variam principalmente de acordo com suas fases. Na Lua Cheia, por exemplo, em uma dada localidade, ela nasce por volta das 18h e se põe próximo às 6h. No dia seguinte, o nascer e o ocaso ocorrerão cerca de 50 minutos mais tarde para aquela mesma localidade. Dessa forma, a Lua pode ser vista também durante o dia,...
tracking img