Meios de hospedagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOTURISMO

Parque Nacional Tapantí em Costa Rica.
O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.
O ecoturismo é osegmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil seapropriaria com cerca de US$ 70 milhões.
Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas depreservação ambiental.
O termo já era usado na década de 70 e 80 para designar rotas com belas paisagens ecológicas no Canadá.

Atividades consideradas ecoturismo
Categorizar Turismo de Lazer não é tarefa fácil. Muitas vezes em viagens de lazer o turista hospeda-se em hotéis comerciais. Ocorre também o contrário, ou seja, em viagens comerciais hospedar-se emestabelecimentos tipicamente de lazer.
Categorizar Turismo de Lazer não é tarefa fácil. Muitas vezes em viagens de lazer o turista hospeda-se em hotéis comerciais. Ocorre também o contrário, ou seja, em viagens comerciais hospedar-se em estabelecimentos tipicamente de lazer.

Na tirolesa usam equipamentos de escalada como mosquetão, uma cadeirinha confeccionada com fitas de nylonaltamente resistentes que vestem o quadril da pessoa, peitoral de nylon e cordas apropriadas para garantir a segurança dos praticantes.
Esta é uma lista de atividades por vezes consideradas dentro do ecoturismo, lembrando que devem seguir os pressupostos enunciados acima, caso contrário não podem se enquadrar nesta definição. Têm em comum o fato de serem praticadas em meio ao ambiente natural; noentanto, algumas têm suficiente impacto ambiental para não serem consideradas boas práticas pelos ecologistas, como quando o canyoning é praticado em trechos de rio usados para nidificação de aves de rapina.
Tirolesa
A chamada tirolesa é a prática da travessia de montanhas, vales, lagos ou canyons, por meio de cordas, utilizando uma roldana e equipamentos apropriados. Essa modalidadede esporte radical é muito difundida no mundo inteiro, principalmente na Nova Zelândia. Seu nome, origina-se da região do Tirol, onde foi desenvolvida. No Brasil existem tirolesas famosas na Cachoeira Santa Marta, em Serraventura (em Bonito) e no Parque dos Sonhos em Socorro.

Cavalgada

Percorrer a cavalo percursos em meio à natureza. É uma atividade especialmente indicada paraterrenos muito acidentados ou em terrenos onde o tráfego de veículos não seja possível ou permitido, especialmente se necessário transportar equipamentos para outras atividades.
Passeios a pé em veredas e "levadas"

Para ser considerado ecoturismo não se deve quebrar corais durais durante um mergulho nem mergulhar no período de reprodução dos animais.
A ilha da Madeira, ameio ao oceano Atlântico, é um local muito procurado para passeios a pé ao longo de veredas e também em levadas.
Snorkeling e flutuação
A flutuação é um passeio em que o turista flutua, equipado com roupas de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel, em um trecho de rio, geralmente com pouca velocidade de correnteza, e observando a fauna e flora aquática. Como é um passeio de...
tracking img