Meios de ensino futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apontamentos distribuídos pelo Prof. Jorge Castelo no Curso de Treinadores de Futebol 11 – UEFA BASIC, organizado pela AFG em 2010

Futebol
Concepção e prática de exercícios específicos de treino

De preparação geral Específicos de preparação geral

Métodos de treino

Específicos de preparação

De preparação geral

São conceptualizados e operacionalizados sem ter em conta, nem oscontextos situacionais, nem as condicionantes estruturais objectivas em que se realiza a competição do jogo de futebol. Na prática, são todos os exercícios que não incluem a utilização da bola como centro de decisão mental e acção motora do jogador. Estes métodos requerem a mobilização de um conjunto de capacidades condicionais de suporte, pois, cada resposta motora requer diferentes níveis deexigência de força, de velocidade, de resistência e de flexibilidade.

Específicos de preparação geral

São todos os métodos realizados em contextos situacionais “básicos”, relativamente às condições objectivas em que se realiza a competição do jogo de futebol. Têm por objectivo desenvolver o conteúdo específico do jogo, através de uma relação primordial do jogador com a bola. A bola é o elementoa partir do qual se pode exprimir um número infinito de relações.

Estes métodos estabelecem a relação do jogador com a bola mas não envolvem a concretização do objectivo fundamental do jogo (o golo).

Específicos de preparação

Devem constituir-se como o núcleo central da preparação dos jogadores, tendo sempre em consideração as condições estruturais em que as diferentes situações de jogose verifiquem. São construídos a partir da lógica estrutural do jogo de futebol, tendo sempre em atenção o seu objectivo, isto é, o golo, que só é possível de ser conseguido através da finalização (remate).

Futebol - métodos de treino

Métodos de preparação geral

Métodos específicos de preparação geral

Métodos específicos de preparação

Resistência

Força

DescontextualizadosManutenção da posse da bola

Finalização

Meta especializados

Velocidade

Flexibilidade Em circuito Lúdico recreativos

Padronizados

Sectores

Partes fixas do jogo

Competição

Exercícios Técnicos

DESCONTEXTUALIZADOS

Objectivos

1. Cria condições de aprendizagem e aperfeiçoamento dos padrões motores específicos.
2. Fomenta condições de intermitência e ritmo deexecução. 3. Potencia elevadas taxas de êxito na sua execução. 4. Modela diferentes níveis de complexidade e dificuldade. 5. Integra o desenvolvimento dos padrões motores específicos e as condicionantes físicas.

Regras

1. Limitar o número de jogadores, espaço e tempo de actividade.
2. Criar condições de reduzida limitando o fluxo informacional. 3. Possibilitar uma elevada velocidades/ritmos deexecução. variabilidade,

repetitividade

e

4. Variar níveis de complexidade e dinamizar componentes competitivas (afinamento técnico de carácter
analítico, incremento do número de companheiros com que se pode relacionar ou adversários em oposição, redução do espaço de actividade e, desenvolvimento de situações básicas de jogo)

Limitações
1. Redução dos níveis de motivação dos jogadoresdurante a sua realização (redução dos níveis de
atenção/concentração mental e execução motora nas tarefas a realizar).

2. Real grau de transferibilidade destes meios de treino relativamente às condições de jogo (o reduzido grau
de transferibilidade para as situações de jogo e, confundir-se que as acções individuais são um fim em si próprio e não um meio para a resolução dos problemasinerentes ao jogo de futebol).

3. Tendência para a criação de modelos únicos de execução motora. (A acção técnica deriva de uma expressão
pessoal e Aplicação de normas decisionais em vez de imitação de gestos)

Momentos
Na sessão de treino: 1. Na preparação preliminar para a persecução integral da sessão de treino. 2. Na introdução de um exercício mais complexo cujo conteúdo valoriza uma...
tracking img