Meios de contraste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meios de contraste

Os meios de contraste são os medicamentos mais prescritos pelos radiologistas. É uma substância geralmente liquida injetada ou ingerida pelo paciente ( ou inserida no objeto de análise ) para bloquear os raios x ou que emite radiação própria.
É usado normalmente na técnica de tomografia. Um exemplo é o sulfato de bário, usado como contraste no exame trânsito intestinal.Meio de contraste na TC

Endovenoso a base de iodo, cuja densida metálica permite não só dissociar vasos como demonstrar processos dinâmicos de funcionamento dos órgãos estudados.
Na avaliação do abdômen e pelve, deve haver opacificação do estômago e alças intestinais, através da ingestão de solução pouco concentrada do meio de contraste iodado. A diluição é necessária devida a altasensibilidade do computador na detecção do meio de contraste.
As alças não opacificadas podem simular massas ou linfonodomegalias.
Em alguns casos, usa-se a opacificação da ampola retal via retrógada.
Quando fazemos injeção endovenosa do meio de contraste, as lesões podem captar ou não o iodo. Baseados nesse fato, podemos classificar as lesões em:
. Lesão hipercaptante: lesão que capta muito omeio de contraste;
. Lesão hipocaptante: lesão que capta pouco o meio de contraste;
. Lesão não captante: lesão que não capta o meio de contraste;
. Lesão espontaneamente lisa: lesão de alta densidade sem a injeção do meio de contraste;
. Lesão isodensa: lesão que capta o meio de contraste e torna-se de igual densidade as estruturas vizinhas.

Meios de contraste na Radiografia

Além dasdensidades radiográficas, uma imagem se define pelo contraste radiológico.
Não podemos distinguir uma estrutura de outra se ambas possuírem a mesma densidade radiográfica.
É preciso que a estrutura seja delineada por um material de outra densidade contrastante para se tornar nítida.
Os meios de contraste artificiais a base de iodo e bário apresentam densidade metálica, por isso são radiopacas esão introduzidas por via oral, retal ou intravenosa.

Filme/Écrans
Somente uma pequena quantidade de energia dos raios x é aproveitada em radiografias. A maior parte da energia atravessa a película, deixando de ser utilizada. Esta energia pode ser aproveitada, colocando-se um filme entre dois écrans, com as faces emulsionadas em íntimo contato com as faces revestidas dos écrans.
A luzproduzida pelos écrans, quando excitados pelos raios x, irradiará na direção do filme, auxiliando, com a sua luz, a ação dos raios x sobre a emulsão sensível da película. Logicamente a luz emitida pelos écrans será de variadas intensidades, dadas às diversas resistências oferecidas pelo objeto. Os écrans fluorescem em quantidade proporcional aos raios x que neles incidem. Se assim não fosse, isto é, sea luz emanada dos écrans fosse de igual intensidade, certamente excitaria o filme por igual, sem, contudo gravar a imagem.
O écran é uma peça cartonada, revestida em uma das faces por uma substância à base de um sal denominada tungstato de cálcio, sendo este sal o que melhores características apresenta para o fim que se destina. Sobre a camada de tungstato de cálcio, outra camada de umamatéria impermeabilizante (celuloide) é colocada para proteger o écran.
O écran é sensível, exigindo de nossa parte cuidados especial. Não devem ser expostos à luz direta, vento ou poeira. O chassis só deverá ser aberto para se colocar ou retirar o filme. Não tolera umidade, evitar sempre tocá-lo com a mão. O suor produz mancha no écran. Não soprá-lo em hipótese alguma, havendo necessidade de retirar apoeira usar uma gaze bem macia e proceder a limpeza com delicadeza.
A fim de proteger o écran contra a poeira, toque de mãos, umidade, etc, e proteger também o técnico e o aparelho, o écran é coberto por um vidro plumbífero, devido ao chumbo que entra na sua composição, só da passagem à luz que emanado écran e não de raios x. Há écrans que em vez de tungstato de cálcio são recobertos por...
tracking img