Meios de armazenamentos - informática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERED – GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 15ª SDR
CEDUP – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

CURSO: TÉCNICO EM HARDWARE DE COMPUTADORES E REDES
DISCIPLINA: MICROCOMPUTADORES
PROFESSOR: ADILSON TIRONI DATA: 05 de Dezembro de 2010

ALUNO: Ariel H. Pereira MÓDULO/TURMA: Hardw302 TURNO: matutino

Dispositivo de armazenamento écapaz de gravar informações permanentemente, arquivas os dados. Essa gravação de dados pode ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Um dispositivo de armazenamento retém informação, processa informação, ou ambos. Um dispositivo que somente guarda informação é chamado mídia de armazenamento. Dispositivos que processam informações (equipamento de armazenamento de dados) podem tantoacessar uma mídia de gravação portátil, ou podem ter um componente permanente que armazena e obtém dados. Tipos de dispositivos de armazenamento:
* Por meios ópticos (CDs, DVDs, etc).
* Por meios magnéticos (HDs, disquetes).
* Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória e pen drive

Dispositivos de armazenamento por meio magnético.
Os dispositivos dearmazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais amplamente utilizados atualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.
A leitura e gravação são feitas através da manipulação de dipolos magnéticos presentes na superfície da mídia magnética. As polaridades representam os zeros e uns, são lidas e convertidaspara o mundo digital, ou numa gravação, os bits são convertidos nas polaridades.
Para a gravação, a cabeça de leitura e gravação do dispositivo gera um campo magnético que magnetiza os dipolos magnéticos, representando assim dígitos binários (bits) de acordo com a polaridade utilizada. Para a leitura, um campo magnético é gerado pela cabeça de leitura e gravação e, quando em contato com os diplosmagnéticos da mídia verifica se esta atrai ou repele o campo magnético, sabendo assim se o pólo encontrado na molécula é positivo ou negativo.

Disco Rígido:
O HDD foi desde o princicípio aplicado para o uso geral dos computadores, onde os sistemas operacionais rodam, e os usuários/empresas guardam seus dados, o chamado armazenamento secundário.
Ele é um dispositivo cujo custo caiu bastante etoda performace e capacitade foram crescendo rapidamente.
Ele ganhou um concorrente na função chamado SSD, porém o HDD é o mais usado em microcomputadores, portáteis, servidores, desktops etc.
O HD hoje em dia se tornou algo portátil com o uso da interface USB.

Disquete:
Foi inventado na IBM, em 1967.
Era um armazenamento removível, ou seja, utilizado da mesma forma como hoje usam pendrivers.
Na época a capacidade dele era grande em quanto não se precisava de muita capacidade.
Houve disquetes no tamanho de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 720 KB (DD=Double Density) até 5,76 MB (EDS=Extra Density Super), porém o mais comum foi o 1,44 MB (HD=High Density), ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB (Single Side = Face Simples) até 1,2 MB (HD).

Fitasmagnéticas:
As fitas magnéticas estão entre os suportes de dados mais antigo ainda amplamente utilizados em sistemas de informação. Elas sofreram diversas evoluções desde seu advento, no início da década de 1950.
São muito usadas em Backups hoje em dia, esta é a grande utilidade dela até hoje.
Em comparação aos discos ópticos e óptico-magnéticos, as vantagens das fitas são a grande capacidade dearmazenamento, baixo custo por unidade armazenada, a longa expectativa de vida e a confiabilidade na retenção dos dados ao longo de sua vida útil. Suas desvantagens são o acesso sequencial (as fitas requerem um moroso avanço e retrocesso para que sejam acessados os dados desejados), a necessidade de treinar o operador ou usuário para sua manipulação correta, o elevado custo dos dispositivos de...
tracking img