Meio mbiente - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vulnerabilidade Urbana

Com o processo de industrialização no século XIX, ocorreu o processo de urbanização gerando a criação de novos centros urbanos em áreas rurais, aumentando assim a populaçãourbana e o êxodo rural.
Nos países subdesenvolvidos, principalmente no Brasil, temos cidades com bairros habitados por população com renda muito alta que desfrutam de uma boa infra-estrutura. Poroutro lado, estes mesmos bairros, possuem também habitantes com baixo nível de renda, os quais vivem em áreas precárias com falta de infra-estrutura.
O processo de urbanização das cidades com essasdiferenças de classes geram alguns problemas, tais como, exclusão social dos menos favorecidos, enchentes, desmoronamento, poluição dos recursos hídricos, poluição do ar, desmatamento e violência.
Com aurbanização as cidades passam a receber um numero enorme de pessoas vindas do campo e as áreas agrícolas passam a ser substituídas por zonas industriais e comerciais. Passando a cidade a crescerdesordenadamente e desorientado. Surgindo então, muita poluição de todos os tipos, falta de saneamento básico, trânsito caótico, falta de habitação, surgimento de favelas, desemprego, aumento do subempregoe marginalização generalizada.
Para que esses problemas sejam diminuídos e a população passasse a desfrutar de direitos essenciais e condições básicas de sobrevivência, devem ocorrer planejamentoss urbanos.
Os planejadores representados por profissionais de diversa áreas, devem dar novos rumos de desenvolvimento aos municípios, buscando alcançar a realidade desejada por toda a população.No entanto, ocorrem criticas e divergências de opiniões por parte das classes. Os críticos por sua vez, apontam situações que não deixam que esses planejamentos se tornem realidade, são eles: altocusto do projeto, a demora na execução do plano e a interferência do município de regular os bens particulares.
Com isso, muitos projetos não são implementados pelo planejamento urbano, deixando...
tracking img