meio anbiente ava 2 chamada

2210 palavras 9 páginas
Parte superior do formulário
(Adaptada de ENEM 2005)
Há quatro séculos, alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos.
Com base nos fatos relatados, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta.

a. O ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado devido à introdução de espécies exóticas à ilha, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos, o que gerou impactos negativos ao ecossistema original.

b. O desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os ovos de tartarugas e cabritos pequenos.

c. A principal alteração do ecossistema foi a presença dos humanos, pois animais nunca desequilibram o ecossistema.

d. Após um período de adaptação, a tendência do ecossistema é o equilíbrio entre as condições originais e os elementos biótico ou abiótico que foram introduzidos.

e. A introdução desses animais domésticos trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico na Ilha da Trindade.

Question 3
Notas: 1

Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03.
"A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se

Relacionados

  • IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES AO ELABORAR UM RELATÓRIO DE APRENDIZAGENS
    10001 palavras | 41 páginas