Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO MEIO AMBIENTE.............................................................. 03
2. RECICLAGEM DE RESÍDUOS EM ZONAS COSTEIRAS......................... 04
3. USINA BIODIESEL..................................................................................... 06
4. CONCLUSÃO............................................................................................. 09REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................. 10

1 INTRODUÇÃO MEIO AMBIENTE

O presente relatório tem como objetivo relatar os problemas relacionados ao meio ambiente e incentivar a preservação do mesmo, o ser humano precisa se conscientizar de que destruindo o meio ambiente está destruindo a si próprio.
Sabemos que uma das grandes preocupaçõeshoje é o gerenciamento de resíduos e seu destino final.
Desde o surgimento das indústrias, fabricação de automóveis, aumento da população o verde está perdendo seu espaço e o ar ficando cada vez mais poluído.
Atualmente existem normas ambientalistas para ajudar na defesa do meio ambiente, as campanhas de conscientização estão ganhando força, leis estão sendo criadas para fazer com que asempresas pensem no meio ambiente, parte da população está colaborando separando o lixo orgânico do reciclável, porém a irresponsabilidade e o descaso com o meio ambiente ainda é grande, todas essas iniciativas tomadas ainda são pequenas, com certeza ainda há muito o que fazer.

2 RECICLAGEM DE RESÍDUOS EM ZONAS COSTEIRAS

O gerenciamento de resíduos nos municípios litorâneos inclusive Paranaguá éum problema freqüente, no Brasil apenas 500 (quinhentos) municípios tem destinação correta de resíduos.
No chamado “lixão” depósito de resíduos a céu aberto, a situação é deplorável, um indivíduo disputa espaço com os animais em busca de alimentos, o ideal seria adotar em todos os municípios o aterro sanitário, que é um espaço destinado à decomposição final dos resíduos gerados pela atividadehumana, o “lixão” expõe a população a várias doenças transmitidas por animais, no caso do município de Paranaguá existe a chamada “Praga Européia”, que são os pombos, animais domésticos que se proliferam muito rápido agravando o problema, é proibido por lei matá-los, descartada essa possibilidade a alternativa seria não deixá-los fazer seus ninhos.
Na utilização de resíduo, reciclagem não émágica, envolve uma série de ações, o primeiro passo é fazer a coleta seletiva para que aconteça a reciclagem, hoje quase todos os produtos são recicláveis.
Belo Horizonte foi a primeira capital a eliminar o saco plástico (saquinhos de supermercados), esses plásticos são os grandes causadores de poluição.
Nos municípios litorâneos a Bahia de Guaratuba tem restrições e proteção ambiental, segundo aÁrea de Preservação Ambiental-APA ela está 95% (noventa e cinco por cento) dentro da preservação ambiental, porém nos meses de janeiro e fevereiro quase não há águas apropriadas para banho, Antonina tem aterro sanitário e as ações coletivas fazem a coleta de materiais reutilizados, Guaraqueçaba tem rede de esgoto eficiente, é uma das áreas mais bem cuidadas e protegidas, Matinhos não tem estruturaadequada para atender a temporada de verão no período de dezembro a fevereiro onde a população aumenta consideravelmente, o município conta com a ajuda do projeto oficina modelo que através de uma á máquina moedora mistura os resíduos de aparelhos eletrônicos em bloquete de concreto, conta também com o programa Bahia limpa que troca materiais recicláveis por alimentos, porém não tem rede de esgotoem todas as casas, Matinhos e Pontal do Paraná dividem o mesmo aterro sanitário que está com a sua vida útil contada.
Paranaguá produz diariamente uma quantidade altíssima de resíduos domésticos, os caminhões de lixo fazem coleta seletiva desde o ano de 2007, a coleta é feita 03 (três) vezes por semana nos bairros e diariamente no centro da cidade, 85 (oitenta e cinco) toneladas mensais são...
tracking img