Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – APRESENTAÇÃO

O presente trabalho apresenta a problemática do Descarte indevido do lixo, produzido pelos moradores do Residencial Araci.
A proposta desse projeto de intervenção do Estágio Supervisionado II tem como objetivo trabalhar junto aos moradores beneficiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que estão descartando o lixo de forma indevida. A questão focal do trabalho será:Informação, com o intuito de sensibilizar os moradores do Residencial Araci a respeito do descarte adequado do lixo. Tal intervenção e fundamental para que estes moradores entendam a importância da pratica do descarte adequado do lixo para se ter uma melhor qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmosde um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu descarte indevido têm trazido graves problemas a todas as nações. Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição quanto de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção utilizados. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre asaúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens.).
Segundo dados recentes do Ministério do Meio Ambiente, fornecido pelo site oficial do Rio+20, o Brasil conseguiu avanços no sentido do tratamento correto do lixo. Em 2000, os resíduos destinados aos aterros estavam em 35% e em 2008 foram para 58%. O número de coleta seletiva em 2000 era de 451e em 2008 foi para 994.
Um avançona política e gestão do lixo no Brasil foi conseguido em agosto de 2010, quando foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), que regularmente como deve ser feita a coleta do lixo, o seu destino final e o tratamento de cada tipo de resíduo. Uma meta importante para estabelecida é a do fechamento dos lixões até 2014.



2 - JUSTIFICATIVA

O destino do lixotornou-se um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. Existe uma preocupação global relacionada com as consequências do descarte inadequado do lixo, e a cada dia aumenta a procura de soluções alternativas criativas para diminuir o volume de lixos produzidos. Será que estamos dando ao lixo que produzimos uma destinação correta? Essa e outras reflexões estarão destaque em meu trabalho.
SegundoFelix (2007), a problemática do lixo vem sendo agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos resultantes do êxodo rural e da falta de planejamento familiar. A produção de objetos de consumo em larga escala e a introdução de novas embalagens no mercado vem aumentando assustadoramente desde a Revolução Industrial. Consequentemente, o volumee a diversidade de resíduos gerados crescem consideravelmente, surgindo assim, a era dos descartáveis.
O lixo sempre esteve presente no contexto social humano, e o homem enfrenta problemas relacionados ao acumulo de lixo a décadas. Na idade media, o acumulo de lixo em ruas e nas proximidades das cidades provocou varias epidemias, causando a morte de milhões de pessoas.
Com o processo eurbanização resultante da revolução industrial, houve migrações do homem do campo para as cidades, o que resultou em aumento considerável da população urbana. Desde então os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo passou a ser considerado um problema.
Em um primeiro momento a população apenas se preocupou em afastar aquele problema de seu ambiente, o que incentivou o descarteinadequado desses resíduos. Com o crescimento das cidades, e os diversos processos de industrialização, houve uma mudança no padrão do lixo produzido, ao mesmo tempo em que ocorreu um aumento considerável do volume. Diante dessa nova situação, o homem viu a necessidade de buscar soluções para o acumulo do lixo, incentivando a criação de diversos tipos de tratamento, como o aterro sanitário, a...
tracking img