Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Hoje em dia há uma grande preocupação do homem em relação à conservação dos recursos naturais. Dentre eles, com certeza a água é o mais importante destes recursos. Sem contar que se trata de um recurso vital insubstituível, também é essencial para que haja desenvolvimento econômico do nosso planeta.
Cerca de 2/3 da superfície do planeta é ocupado pelos oceanos, o que corresponde a97,5% do total, enquanto que 2,5% é de água doce, porém localizadas em regiões de difícil acesso, como aqüíferos e geleiras. Apenas 0,007% da água doce encontra-se em locais de fácil acesso para consumo humano, como lagos, rios e na atmosfera. Disponível em <www.uniagua.org.br> acesso em 15/08/2010.
Apesar de a água doce ser encontrada em grande quantidade no planeta, os recursos hídricospodem tornar-se escassos em várias regiões do mundo, nas quais suprir a demanda de água já está se tornando um problema em função do acelerado crescimento da população, principalmente nos centros urbanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas, nos últimos 50 anos a população mundial passou de 2,5 bilhões para 6,5 bilhões de pessoas, estima-se que até 2050 nosso planeta tenha entre 9 e 11bilhões de habitantes. Disponível em <www.portalnaturezaviva.org.br> acesso 15/08/2010
Devido ao acentuado aumento da população mundial e ao conseqüente aumento de consumo de água potável, vem ocorrendo uma redução gradual da qualidade e disponibilidade desse recurso hídrico. Outro fator preocupante é a questão da má distribuição populacional em função das reservas hídricas. Os locais maispopulosos são justamente os que possuem pouca água, por outro lado onde há muita água ocorre baixo índice populacional.

Podemos citar como exemplos a Região Sudeste do Brasil, que dispõe de um potencial hídrico de apenas 6% do total nacional, porém conta com 43% do total de habitantes do país, enquanto que a Região Norte, que compreende a Bacia Amazônica, apresenta 69% de água disponível,contando com apenas 8% da população brasileira. Além disso, o desperdício de água potável, resultante do mau uso dos aparelhos sanitários, bem como vazamentos nas instalações, e principalmente falta de conscientização das pessoas quanto ao uso sustentável da água, tem contribuído para um maior consumo deste recurso. Disponível em <www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido> acesso 15/08/2010.

Nessecontexto, torna-se imprescindível o uso racional da água. O destino da água em casas no Brasil é de cerca de 200 litros diários, sendo 27% para consumo (beber, cozinhar), 25% para higiene (banho, escovar os dentes) 12% para lavagem de roupas, 3% outros fins (lavagem de carros, calçadas e jardinagem), e finalmente 33% para descarga de banheiro, o que mostra que, tanto nas residências como nasindústrias, se captarem e reutilizarem a água pluvial para a descarga de banheiros pode-se economizar 1/3 de toda água. Disponível em <www.portalsaofrancisco.com.br> acesso 16/08/2010.
Dessa forma, percebe-se a necessidade da utilização de técnicas de aproveitamento da água. Uma das alternativas que visa suprir a demanda da população em relação ao uso de água pra fins não potáveis é o reuso daágua da chuva, um recurso natural amplamente disponível na maioria das regiões do Brasil. A água de chuva coletada pode ser utilizada em descarga de vasos sanitários, torneiras de jardins, lavagem de calçadas e de automóveis. Através de um sistema de capitação da água pluvial é possível reduzir o consumo de água potável, minimizar alagamentos, enchentes, racionamentos de água e preservar o meioambiente, reduzindo-se assim a escassez deste recurso hídrico. Disponível em <www.portalsaofrancisco.com.br> acesso 17/08/2010.
Segundo dados da ONU, até 2025, dois bilhões e setecentos milhões de pessoas vão sofrer severamente com a falta de água. O Homem é o grande consumidor de água doce, em média são utilizados 200 litros de água/dia/pessoa, em números aproximados. O consumo de água na...
tracking img