Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa Ecoeficiete

Tiago José da Silva - RA: B085HG-3

Engenharia e Meio Ambiente – Prof(a) Jaqueline
13 de novembro de 2012

Resumo

A Petroquímica Braskem anunciou recentemente sua tecnologia para fabricar plástico ''''verde'''' a partir do álcool de cana-de-açúcar. O projeto consumiu investimentos de US$ 5 milhões, e as futuras decisões sobre localização da planta têm como pano de fundo umconceito ainda pouco conhecido no Brasil: a Eco-eficiência.

INTRODUÇÃO
A eco-eficiência - modo de se produzir bens e serviços utilizando menos recursos naturais (água, energia, matéria-prima) e gerando menos resíduos - está ganhando força na indústria brasileira, especialmente entre empresas com presença no mercado internacional.
''''Além da redução nos custos, a estratégia permite ganhos emcompetitividade e para a imagem das empresas'''', explica Sonia Chapman, diretora presidente da Fundação Espaço Eco, o primeiro centro para eco-eficiência da América Latina, que funciona há três anos em São Bernardo do Campo (SP). O centro presta consultoria para empresas e tem clientes como Braskem, Votorantim e Santista Têxtil. A Fundação tem entre os mantenedores a indústria química Basf e a GTZ,agência de cooperação técnica alemã.
''''A idéia é orientar as empresas para que tornem seus produtos e processos melhores, do ponto de vista socioambiental'''', explica Sonia. Segundo a executiva, isso é feito por meio de um software de eco-eficiência, aplicado in loco nas empresas.
O software analisa parâmetros como consumo de água e energia, emissões de poluentes, toxicidade dos produtos e riscospotenciais, e permite calcular o custo das alternativas menos agressivas ao meio ambiente.
Na Braskem, a análise de eco-eficiência foi aplicada nas linhas de produtos de PVC, etenos e polietilenos, insumos da indústria do plástico. ''''Agora, as próximas decisões de investimentos da empresa, como a localização da planta do plástico ''''verde'''' e sua tecnologia de fabricação, terão como base osresultados da análise de ecoeficiência'''', diz Jaildes Britto, coordenadora de meio ambiente corporativo da Braskem.
A Votorantim Papel e Celulose (VCP) também aderiu à análise de ecoeficiência em suas fábricas. Isso ajudou a empresa a alcançar a auto-suficiência energética na unidade de Jacareí (SP). Lá, 78% da energia - 80 MW - é gerada a partir da queima de biomassa e licor negro, que sãoresíduos do processo produtivo da celulose. ''''Vemos a ecoeficiência como um processo virtuoso em termos de custos'''', diz José Luciano Penido, presidente da VCP.
ECOEFICIÊNCIA
Energia: O processo produtivo deve buscar eficiência energética e também fontes alternativas, como a geração a partir da queima de resíduos
Matéria-prima: Uso racional, com redução do desperdício
Análise do ciclo de vida:Cálculo do impacto ambiental de um produto, desde a extração da matéria-prima até seu descarte
Resíduos: Menor geração de lixo e destino correto, como o aproveitamento no processo produtivo.

OBJETIVOS E INICIATIVAS
Para evoluir na estratégia de crescer com sustentabilidade, a Braskem conta com uma base sólida de gestão e uma forte cultura empresarial. Nesse contexto, definimos sete macro objetivosprioritários de atuação. Conheça-os a seguir, assim como as iniciativas que estão sendo realizadas pela Braskem rumo ao desenvolvimento sustentável. São eles:
* Ser referência em segurança Química
* Reduzir a intensidade de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs)
* Aumentar a eficiência hídrica
* Aumentar a eficiência energética
* Ser o maior produtor de resinas termoplásticas apartir de matéria-prima renovável
* Contribuir para reduzir o impacto dos resíduos plásticos do pós-consumo
* Ser percebido como importante agente de desenvolvimento humano
Para cada um desses objetivos, há uma série de iniciativas em andamento e outras planejadas
para ocorrer até 2020. Confira a seguir:





A BRASKEM E A ECONOMIA VERDE
Para a Braskem, essa forma de ver o mundo...
tracking img