Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A lei nº 9795 de 27 de Abril de 1999 dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Em seu capítulo 1, artigo 1º dita:
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comumdo povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Regulamentada em 2002 a Lei acima define a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA e a posse da atual gestão federal. A partir dessa lei, a Educação Ambiental assume uma dinâmica intensa em termos políticos-institucionais e de projetos de formação de amplos setores sociais, dando origem ao Programa Nacional deEducação Ambiental - PRONEA, lançado e reorganizado em 2004. Este programa sinaliza claramente um novo patamar de compreensão do processo educativo. (LOUREIRO et al, 2008).
Há também uma preocupação em fazer com que os cursos de formação profissional adotem conceitos que os levem a padrões profissionais que minimizando os impactos sobre a natureza e que todas as etapas do ensino formal tenham aEducação Ambiental de modo interdisciplinar. (LOUREIRO et al.2008).
A educação ambiental faz-se cada vez mais necessária, já que este é um tema de relevância social predominante nos assuntos atuais sendo que as sociedades não podem levar em consideração apenas o agora, sem se preocupar com as consequências de suas ações antrópicas para o futuro (QUADROS, 2007).
O Ministério da Educação - MEC teveimportante papel na implantação da Educação Ambiental como política pública de Estado, criando em 1991 um grupo de trabalho para participar da Conferência Rio-92, que se transformou na Coordenação de Educação Ambiental, atual Coordenadoria-Geral de Educação Ambiental do MEC – CGEA/MEC. (LOUREIRO et al,2008).
Para Pádua (1997) a educação ambiental mostra ao ser humano uma nova postura que deve seradotada por ele diante do mundo, através de sua integração e participação. Ainda segundo o autor, tal educação estimula o indivíduo a exercitar sua cidadania de forma plena. Para que isso ocorra é necessária à integralização de conhecimentos, valores e capacidades.
Quadros (2007) diz que se pode observar a preocupação de vários segmentos da sociedade civil organizada, bem como entidadesgovernamentais em temáticas atuais, como preservar a biodiversidade, discussões em torno dos temas da Agenda 21,conferências do meio ambiente estadual, etc. Porém, a autora ressalta que, é de suma importância o comprometimento dos municípios na elaboração do Plano diretor que melhor atendam suas necessidades políticas de meio ambiente, capacitação contínua de recursos humanos; e com isso a tomada democrática etransparente das decisões que afetam diretamente a qualidade de vida da comunidade e suas prioridades ambientais.
Ainda segundo Quadros (2007) a degradação do ambiente é analisada de duas formas, sendo um lado às ciências da natureza e, de outro, as ciências humanas e sociais, refletindo a própria divisão das áreas do conhecimento, ora existentes.
Faz-se necessário aprender aspossibilidades de superação das propostas de soluções de problemas ambientais, nos quais o meio ambiente é concebido somente como espaço físico, resultando em concepções e ações educativas de cunho meramente biológico-mecanicista (QUADROS, 2007).
Com isso Junior e Pelicione (2002) vem dizer que, educação ambiental também é um processo de educação politica que possibilita a obtenção de conhecimento ehabilidades, bem como a formação de atitudes que se transforma necessariamente em práticas de cidadania garantindo uma sociedade sustentável.
Mais que uma disciplina a educação ambiental é uma idéia clara, que conduz a melhoria da qualidade de vida e ao equilíbrio ecológico para todos os seres do planeta. (JUNIOR E PELICIONE, 2002).
Para Salvalagio et al. (2005) a educação ambiental se dá numa...
tracking img