Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO AMBIENTAL EM OFICINA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES ‘GALPÃO CENTRO AUTOMOTIVO’: RESIDUOS GERADOS


SUZIANE DE ALBERTINA MONTEIRO SOUZA
Prof. Janilde Gusmão Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental – GAM 0042
31/10/2012



RESUMO


Os resíduos gerados em oficinas de veículos automotores realizam diversos tipos de atividadesrelacionadas à reparação de veículos como: troca de óleo lubrificante, troca e limpeza de peças, retífica de motores. Estas atividades geram diferentes tipos de resíduos sólidos e efluentes, que quando descartados de maneira inadequada, podem poluir o meio ambiente e causar riscos a saúde pública. O objetivo do paper é estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental para os resíduos da oficina de veículosautomotivos. A visita foi realizada na empresa Centro Galpão Automotivo, São Luis-MA. O método utilizado foi a visita in loco na oficina fazendo-se o diagnostico de levantamento de informações. Observaram-se procedimentos quanto ao manuseio, coleta, armazenamento e destinação dos resíduos provenientes da atividade. Os principais resultados obtidos dizem respeito aos resíduos sólidos e efluentesgerados na empresa, que na maioria dos casos apresentam manejo e destinação final inadequados.


Palavras-chave: Sistema de Gestão Ambiental, resíduos sólidos e efluentes, oficina de veículos automotores.


1 INTRODUÇÃO



Um dos graves problemas enfrentados pela sociedade atual é constituído pelos resíduos gerados por diversas atividades produtivas humanas. A produção cada vezmais complexa de componentes tecnológicos vem possibilitando maior diversidade de produtos que beneficiam e facilitam a vida moderna, porém essa atual forma de produção vem contribuindo para geração de produtos que nem sempre são degradáveis (TEIXEIRA, 2006).
Uma parte significativa dessa geração de resíduos vem dos escapamentos de carros, de seus aparelhos de ar-condicionado, seuscarburadores, do descarte improprio de insumos químicos, sendo desse modo, as oficinas automotivas e as indústrias responsáveis por grande parte desse lixo no ambiente (SANTOS,2008).
A Resolução nº 362/05 CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente (que altera a Resolução nº 09/1993), estabelece o recolhimento dos resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, detritos, óleo ou substância oleosaspara refino, determina como descarte do produto deve ser e o que fazer com o produto utilizado, a fim de evitar a contaminação e preservar os recursos naturais (VILANOVA, 2008).
A destinação final escolhida dependerá de cada tipo de resíduo. Deverá ser realizada uma análise de custo/benefício dentro de todas as possibilidades viáveis (MAROUN, 2006). As variáveis comumente avaliadas nadefinição da destinação final de resíduos são as seguintes: Tipo de resíduo; Classificação do resíduo; Quantidade do resíduo; Métodos técnica e ambientalmente viáveis de tratamento ou disposição; Disponibilidade dos métodos de tratamento ou disposição; Resultados a longo prazo dos métodos de tratamento ou disposição; Custos dos métodos de tratamento ou disposição.


2. MATERIAL E MÉTODOA visita a oficina de veículos automotores foi realizada pela equipe do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uniasselvi, Polo Atenas, turma GAM0042-Noturno, no mês de outubro/2012, a qual foi verificado sérios problemas ambientais. Na visita foram identificados os tipos de resíduos perigosos gerados, a maneira de armazenamento, estocagem e descarte, efluentes líquidos lançados sem tratamentoprévio à rede coletora, que deveriam ser adotadas de acordo com as normas e legislações pertinentes. Posteriormente a visita tínhamos que elaborar um Sistema de Gestão Ambiental, a ser implementado pela oficina de veículos automotivos.


3. RESULTADO DA VISITA A OFICINA MÊCANICA DE AUTOMOTORES ‘GALPÃO CENTRO AUTOMOTIVOS’: RESÍDUOS GERADOS


A empresa Galpão Centro Automotivo...
tracking img