Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Caracteriza-se como um momento de análise e apreensão do contexto real, da comunidade indissociável. É parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço, na busca por excelência, em que se realizam a união dialética entre a teoria e a prática. A Atividade Prática Supervisionada é toda a atividade de vivência prática que compõem os conteúdos específicos dedeterminada disciplina, que devem ser desenvolvidas nas áreas correspondentes às mesmas. Os Estágios Supervisionados, obrigatórios para os Cursos de Educação Profissional a nível técnico, constitui-se de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio. Tem o objetivo de propiciar acomplementação do ensino e da aprendizagem, através de experiência prática na linha de formação, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, podendo ser realizado a partir do 1º período.

O Estágio Supervisionado sob as normativas legais terá sua carga horária e validade definida através da Estrutura Curricular, e critérios de supervisão, orientação e avaliação definidosnos respectivos Planos de Curso aprovados.
O prazo máximo para a conclusão do estágio Supervisionado obrigatório é de até 05 (cinco) anos após a conclusão de todos os módulos do curso, devendo o aluno, obrigatoriamente, requerer matrícula de estágio conforme Art. 2º, § 4 da Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de Janeiro de 2004.
Decorrido o tempo previsto no parágrafo anterior, o aluno não terá maisdireito a matricula no Estágio Supervisionado.
Conforme Art. 11 da Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de Janeiro de 2004, dispõe que: As Instituições de Ensino, nos termos de seus projetos pedagógicos, poderão, no caso de estágio profissional obrigatório, possibilitar que o aluno trabalhador que comprovar exercer funções correspondentes às competências profissionais a serem desenvolvidas, à luz doperfil profissional de conclusão do curso, possa ser dispensado, em parte, das atividades de estágio, mediante avaliação da escola. Portanto, os interessados deverão providenciar declaração emitida pela empresa na qual consta o cargo exercido e suas funções detalhadas.

Cabo
2011
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO PRÁTICA SUPERVISIONADA

O Estágio supervisionado realizado no Núcleo de PraticasJurídicas e de Serviço Social serão desenvolvidas atividades de prestação sócio- jurídicas e jurídicas para pessoas economicamente carentes, que forem selecionadas de acordo com critérios definidos pela Instituição.
A formação acadêmica tem como base o fornecimento ao aluno de conhecimentos teórico/práticos e científicos, requeridos para o exercício das competências e habilidades específicas,definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Na estrutura curricular deste plano de curso, estão previstas aulas práticas que se refere à prática profissional em empresas conveniadas, que se configura não como situações ou momentos distintos do curso, mas como uma metodologia de ensino, que contextualiza e põe em ação o aprendizado e ocorrerá durante o processo, durante todos blocos temáticos,quando a turma será dividida em grupos (máximo 10 alunos) para a contextualização teórica-prática, acompanhado pelo docente responsável.
As estratégias pedagógicas a serem adotadas para o desenvolvimento do curso devem proporcionar aos alunos participação ativa no processo de desenvolvimento das competências e habilidades, oferecendo-lhes condições de articular os saberes inerentes a situaçõesconcretas de trabalho. Essas estratégias serão utilizadas de forma que permitam uma avaliação contínua e sistemática, com foco na aprendizagem com autonomia.

Objetivos das atividades práticas supervisionadas e dos estágios curriculares:
· Proporcionar complementação da formação pessoal e profissional do estudante, considerando-se esta formação em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento...
tracking img