Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA:
Educação Ambiental

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Educação Ambiental nas series iniciais

2. PROBLEMATIZAÇÃO
Nota-se que cada vez mais o planeta Terra está se deteriorando e causando sérios transtornos a humanidade. O ser humano apesar de observar as transformações do planeta e a revolta da natureza, não tem consciência e não preserva o ambiente em que vive. Muito se fala sobreeducação ambiental, mas pouco são as ações concretas para solucionar ou amenizar os problemas ambientais. A escola por sua vez, responsável pela formação das futuras gerações não estão dando conta de trabalhar este tema de forma efetiva. O trabalho realizado parece ser superficial e não leva as grandes modificações de comportamento da criança em relação ao ambiente. O que será necessário para compreenderas ações que serão desenvolvidas pela escola, para que haja a construção de uma consciência ecológica naqueles que cuidarão do planeta no futuro?

3. OBJETIVO
3.1 OBJETIVO GERAL
- Estudar a importância da educação ambiental, e a importância dos projetos sobre o tema no ensino fundamental nas séries iniciais.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
-Analisar como os professores do ensino fundamental nasséries iniciais, trabalham a educação ambiental com os alunos, e observar qual a relação que os alunos fazem em seu cotidiano.
-Verificar a importância da educação ambiental nas series iniciais.
-Compreender bibliograficamente a educação ambiental.

4. HIPÓTESE
Se houver trabalho efetivo de educação ambiental nas escolas pode ser a saída para criar uma consciência nos alunos.
Osprofessores tendo total compreensão do que é educação ambiental, o rendimento dos alunos poderá repercutir melhor.

5. JUSTIFICATIVA
Percebendo a destruição rápida do planeta em que vivemos e as conseqüências dessa destruição na vida humana, a autora também o pouco que se trabalha com esse tema nas escolas, despertou-se o interesse por pesquisar o que as escolas estão trabalhando sobre tema com osalunos, e quais projetos estão sendo realizados por elas para conscientizar esta nova geração dos cuidados com o meio ambiente em que vivem.
Assim, a autora pretende mostrar a importância da educação ambiental na educação ambiental mudando a realidade das escolas e que futuramente possa estar desenvolvendo projetos sobre o tema, buscando envolver todos os membros da instituição de ensino.

6.TEORIA DE BASE
6.1 UM POUCO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Há muitos anos convive-se com a educação ambiental na vida das pessoas. Em março de 1965, na Conferencia de Educação da Universidade de Keele, da Inglaterra, colocou-se pela primeira vez a expressão Educação Ambiental com a recomendação de que ela deveria se tornar uma parte essencial da educação de todos os cidadãos. No ano de 1968, maisuma vez na Inglaterra, foi criado o conselho para educação ambiental, onde reuniu mãos de 50 organizações voltadas para temas de educação e meio ambiental.
No mesmo ano a UNESCO realizou um estudo sobre o meio ambiente e a escola, junto a setenta e nove de seus países membros.
Entre 5 e 16 de junho de 1972, a organização das Nações Unidas (ONU), realizou a Conferência das Nações Unidas sobreo Meio Ambiente Humano, mais conhecido como Conferência de Estocolmo, devido a conferência realizada em Estocolmo na Suécia, devido a isto comemora-se dia 5 de junho dia mundial do meio ambiente.

Decidiu-se criai um organismo novo da própria ONU, só para área ambiental: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( PNUMA), que foi instalado no mesmo ano, com sede em Nairobi, a capitaldo Quênia.
Os 113 paises assinaram a “Declaração da ONU sobre o Ambiente Humano”, cujo artigo 19 diz: “É indispensável umtrabalho de educação” em questões ambientais, visando tanto as gerações jovens, como os adultos, dispensando a devida atenção aos setores menos privilegiados, para essentar as bases de uma opinião publica bem informada e de uma conduta responsável dos indivíduos, das...
tracking img