Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste relatório serão apresentadas as atividades desenvolvidas em dois períodos de estagio. No Estágio Supervisionado I foi desenvolvidas apenas a observação na sala de aula da Educação Infantil no período vespertino. Durante as observações foi realizado um relatório contendo as características da escola, relação escola- comunidade entre outros temas abordados visando umaproblemática a ser trabalhada no segundo momento do Estagio Supervisionado II, foi desenvolvido a problematização para a realização da Intervenção no terceiro período da Educação Infantil no turno vespertino.
A base do trabalho denominado Natureza e Sociedade reúnem temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que este, ocorra de forma integrada e dinâmica respeitando as diversasabordagens e enfoques dos conteúdos das Ciências Naturais.
A Natureza e Sociedade é importante na Educação Infantil, pois através dos diversos contatos com o meio ambiente as crianças de forma natural terão curiosidades em conhecer, desenvolver e praticar ações de preservações ambientais, tornando fácil a aprendizagem da criança.
A temática abordada Natureza e Sociedade buscaorientar os alunos da Educação Infantil a respeito da preservação do meio ambiente, conhecimento do espaço onde estão inseridos, levá-los a reflexão em como encontrar maneiras de modificar o meio ambiente com seus pensamentos e atitudes e assim irão construir valores e conceitos que possam orientá-lo para o resto de sua vida e formá-lo para cidadania plena.
Levando em conta a mudança de normas naescola anterior, a intervenção foi realizada em outra escola, fazendo com que a instituição procurasse um outro local com semelhantes estruturas para darmos continuidade ao nosso estágio e assim realizarmos nossa intervenção.

1.RELATÓRIO DO 4° PERÍODO

1.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A referida escola é uma instituição confessional cristã pertencente à Convenção Batista do Amazonas cujosprincípios, idéias, crenças e valores estão fundamentadas numa cosmo visão bíblica. No decorrer de seus anos de existência tem contribuído na formação, não apenas intelectual dos jovens neste Estado, mas também orientando-os nos princípios éticos e cristãos, sua principal marca. Seu projeto educacional representa um instrumento fundamental no desenvolvimento humano e cultural da Amazônia, atravésdo cumprimento das finalidades e objetivos da Educação Nacional e na formação de valores que redundem em atitudes comprometidas com a cidadania, a democracia, e conseqüente luta pela justiça social.
A Instituição segue os seguintes princípios que são: · Deus é o soberano e o criador de todas as coisas. Assim, o homem foi por Ele criado a Sua imagem e semelhança donde provém sua dignidade eliberdade; A educação escolar é um sistemático e intencional processo de interação com a realidade, através do relacionamento humano baseado no trabalho com o conhecimento e na organização da coletividade, cuja finalidade é colaborar na formação do educando na sua totalidade - consciência, caráter, cidadania - tendo como mediação fundamental o conhecimento que possibilite o compreender, o usufruir ou otransformar a realidade; A escola constitui-se um espaço privilegiado de constituição de saberes e formação humana, contribuindo portanto com a construção da visão de mundo dos seus educandos através do conhecimento, das idéias, crenças e valores que contribuirão para a consolidação do caráter destes; A dimensão do trabalho pedagógico assume uma escala de valores ético-cristãos, em que, osenvolvidos, têm como princípios de convivência a autonomia, a solidariedade, a reciprocidade, o compromisso, o respeito e a responsabilidade; O conhecimento é histórico, processual, portanto é sempre provisório e inacabado; A construção de uma sociedade democrática tem como fundamento a cidadania sendo o conhecimento, condição necessária à formação do cidadão e a ética o princípio de sua atuação. A...
tracking img