Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS DIRECIONADAS AO SANEAMENTO BASICO.
É preciso ter em conta a importância do clima da área de influência dos empreendimentos. Pois todo o dimensionamento, tipos de torres e cabos de transmissão de energia se baseiam também nestas características. Os totais de precipitação, incidência de raios e a época do ano em que ocorre com maior intensidade, terão decisivainfluência na construção e funcionamento dos Sistemas de Transmissão, incluindo o próprio cronograma das obras que também leva em conta o fator climático para aproveitar ao máximo a época de estiagem. Uma carta de isoietas, por exemplo, confeccionada com precisão, serve como base imprescindível para avaliar os totais líquidos que irão se precipitar ao longo do ano, ajudando no planejamento eexecução das obras. 
Outro elemento de suma importância é a temperatura. Assim, uma carta de isoietas fornece subsídios para avaliação climática da região de abrangência dos estudos. Chuvas fortes, por exemplo, e de curta duração, se escoam rapidamente, o que pode ocasionar escoamento e eventuais transtornos aos trabalhos de engenharia em fase de construção. 
Os ventos são, por sua vez, umfator a ser considerado também no projeto para cálculo de distância entre as linhas de transmissão, haja vista a possibilidade de ventos fortes que possam interferir na aproximação dos cabos da linha de transmissão que ao se tocarem, podem ocasionar acidentes com desligamentos. 
Em resumo, o clima é um dos fatores do meio físico de suma importância em todas as fases da implantação aofuncionamento e operação dos empreendimentos elétricos. 
A metodologia mais utilizada nos levantamentos se baseia principalmente nas informações de séries históricas, mapas, tabelas e planilhas obtidas de estudos, relatórios e registros das redes de observação (INMET, ANA, CEPEL) e posterior análise dos diferentes aspectos que possam intervir no dimensionamento elétrico e mecânico das linhas detransmissão e subestações do futuro empreendimento, ou mesmo nas suas obras
A constituição dos terrenos e os perfis do modelado são outros elementos cujo estudo e conhecimento são necessários numa análise de causas e conseqüências de um empreendimento como uma linha de transmissão, seja no período construtivo seja em sua operação e também em sua manutenção. O relevo, sua classificação, seu perfilgeológico e geomorfológico onde vão ser construídas as redes de transmissão têm importância desde a escolha do local no que se refere aos custos da obra incluindo suas fundações à declividade das encostas para acesso e manutenção. Estas condições são determinantes para a segurança do empreendimento, bem como condições pedológicas de boa resistência também são determinantes. 
Em suma, a condiçãodas vertentes, associada aos perfis do relevo, contribuirá ainda para o reconhecimento das características de maior ou menor permeabilidade das encostas, suas rochas a maior ou menor permeabilidade de sua decomposição e da existência ou não de fissuras ou dia classes, dependendo da penetração da água no solo, o que poderá provocar erosões e desmoronamentos em encostas mais íngremes. Portanto,estes conhecimentos são fundamentais para que o empreendimento se concretize dentro do grau de segurança necessário aos empreendimentos do Setor Elétrico. 
O levantamento de solos tem o objetivo de caracterizar os tipos de solos encontrados no corredor por onde a futura linha de transmissão poderá passar. Esse tipo de levantamento mostra as peculiaridades dos solos encontrados através das suascaracterísticas, comportamentos e aptidão de uso. Esta caracterização permitirá a previsão de medidas a serem adotadas, visando à adequação nas etapas de implantação do empreendimento, medidas estas referentes à locação de torres e subestações, e podendo servir como embasamento para possíveis desvios além de substanciar as etapas de desapropriação das terras por onde a linha de transmissão...
tracking img