Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

SANDRO LUCIO NOVATO

PORTIFÓLIO PRIMEIRO SEMESTRE INDIVIDUAL

Xinguara – PA
REDENÇÃO
10/05/2012

Mailson Alves da silva

PLANEJAMENTO URBANO DO MUNICIPIO DE REDENÇÃO

Trabalho do Primeiro Semestre apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para aobtenção do título de Tecnologo em Gestão Ambiental.

Tutor Orientador: Luciane Soutello Koetz
Orientador: Daiane Malaquias

Redenção – PA
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................... 04
2. ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO ..................................................................... 05
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................ 06
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 06

1 - INTRODUÇÃO

O planejamento urbano é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos, como por exemplo, a qualidade de vida dapopulação dentro de uma área urbana como cidades. Segundo um ponto de vista contemporâneo, o método de atuação no ambiente urbano lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano.
Os profissionais que lidam com este processo, aconselham municípios, sugerindo possíveis medidas que podem ser tomadas com o objetivo de melhorar uma dada comunidade urbana.Os planejadores urbanos trabalham junto das autoridades locais, geralmente para a municipalidade da cidade, uma ideia muito comum, é a de que os planejadores urbanos trabalham principalmente com o aspecto físico de uma cidade, para criar propostas que tem como objetivo embeleza-la e fazer com que a vida urbana seja mais confortável, proveitosa e lucrativa.
Porem, esse trabalho de planejamentoenvolve o contato com o processo de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. Também precisam ver os possíveis impactos, positivos e negativos causados por um planejamento urbano.
O planejamento urbano influencia o meio ambiente assim como também é influenciado por este, neste processo questões ambientais são importantes, pois assim é possível prever usos e impactos no meioambiente. Levando em consideração as condições ambientais, ajuda no processo de preservação dos recursos naturais e na capacidade do meio ambiente se recuperar, de danos causados pelo planejamento urbano.
Neste planejamento urbano existe um plano diretor, que é quem mostra como a cidade é atualmente e como ela deveria ser futuramente, esse plano mostra como a área da cidade deve ser usada, melhoradaou criada. Ele define as áreas que devem continuar com media ou baixa densidade, e também as áreas que não podem ser utilizadas, como por exemplo, as áreas de preservação permanente, seu principal objetivo é fazer com que a área urbana cumpra com sua função social, ou seja, o atendimento do interesse coletivo em primeiro lugar.

2 ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO
O município de Redenção foi fundadoem 1972, em pleno regime militar e teve com fundadores os senhores, Adhemar Guimarães, Luiz Vargas Dumont, Waltercio Sacramento Villasboas e o Dr. Waltercio Villasboas, foi chamado pelo seu amigo Luiz Vargas para fazer o plano diretor da cidade de Redenção, visto que Waltercio foi também um dos fundadores da colônia agrícola de Bernardo Sayão tendo assim grande conhecimento na área.
Redençãofoi emancipada através de uma lei estadual assinada em 13 de maio de 1982, pelo então governador Alacid da Silva Nunes. O município foi desbravado basicamente por mineiros, paranaenses e goianos, há, no entanto, povos de quase todos os Estados.
Possui uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um conselho municipal de meio ambiente, que foi criado pela lei 049 de 2009, é um conselho atuante...
tracking img