Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESÍDUOS SÓLIDOS












IJUÍ - RS















RESÍDUOS SÓLIDOS



Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introduçào à Gestão Ambiental – 1º Semestre 2010/2.

Prof. Cristina Célia Krawulski









IJUÍ – RS
2010
INTRODUÇÃO

Lixo é todo e qualquer resíduosólido resultante das atividades diárias do homem em sociedade. Pode encontrar-se nos estados sólido, líquido e gasoso. Como exemplo de lixo, temos as sobras de alimentos, embalagens, papéis, plásticos e outros.
O Lixão representa o que há de mais primitivo em termos de disposição final de resíduos. Todo o lixão coletado é transportado para um local afastado e descarregado diretamente no solo, semtratamento algum.
O Aterro Sanitário é um tratamento baseado em técnicas sanitárias (impermeabilização do solo/compactação e cobertura diária das células de lixo/coleta e tratamento de gases/coleta e tratamento do chorume), entre outros procedimentos técnico-operacionais responsáveis em evitar os aspectos negativos da deposição final do lixo, ou seja, proliferação de ratos e moscas, exalação domau cheiro, contaminação dos lençóis freáticos, surgimento de doenças e o transtorno do visual desolador por um local com toneladas de lixo amontoado. Entretanto, apesar das vantagens, este método enfrenta limitações por causa do crescimento das cidades, associado ao aumento da quantidade de lixo produzido.
O sistema de aterro sanitário precisa ser associado à coleta seletiva de lixo e àreciclagem, o que permitirá que sua vida útil seja bastante prolongada, além do aspecto altamente positivo de se implantar uma educação ambiental com resultados promissores na comunidade, desenvolvendo coletivamente uma consciência ecológica, cujo resultado é sempre uma maior participação da população na defesa e preservação do meio ambiente.
Em Panambí, ainda não se tem registros de trabalhosrealizados para mensurar a quantidade de resíduos produzida por dia. Estima-se que sejam produzidas 14 toneladas de lixo por dia, sendo 50% de materiais recicláveis; 50% de materiais orgânicos.


MUNICÍPIO TERCEIRIZA COLETA DO LIXO



Fonte: Prefeitura de Panambi / Vanessa Fetter

A Lei Municipal 1.349/93, que estabelece a coleta seletiva no municipio.
No município existem 12.600 domicílios,e todos devem respeitar a coleta seletiva.
A coleta seletiva é de responsabilidade do Poder Público Municipal, sendo que a realização deste serviço é tercerizado. Não existe ainda na cidade uma cooperativa de catadores de lixo.


Data: 02/04/2007 - 14:58
Cidade: Panambi - RS

Fonte: Prefeitura de Panambi / Vanessa Fetter
A Prefeitura Municipal de Panambi assinou na tarde de sexta-feira(30) o contrato de terceirização da coleta, triagem e destinação final do lixo doméstico produzido em Panambi. A assinatura do contrato foi realizada na Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos, na mesma ocasião em que a Prefeitura Municipal de Panambi entregou oficialmente a obra de recuperação da área - que exigiu investimentos de mais de R$ 450 mil dos cofres públicos municipais.Conforme o prefeito Delmar Hinnah a entrega desta obra – assim como a terceirização do serviço – deve representar um importante salto de qualidade no atendimento às necessidades da comunidade panambiense. Segundo ele, Panambi pode se orgulhar de ter colocado todo o processo de destinação final do lixo dentro dos parâmetros legais. “A recuperação desta área era uma exigência legal que tivemos que levaradiante para evitar problemas ambientais ainda mais sérios”, explica ao lembrar que todos os prazos já estavam vencidos quando a atual administração assumiu o município.
Ao se pronunciar o secretário da Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços Enio Gilnei Malheiros destacou o empenho de todos os setores da administração municipal na recuperação da área. Em seu discurso ele enfatizou que a...
tracking img