Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Josenildes Gomes Oliveira de A Ribeiro







Meio Ambiente e Sustentabilidade
























Salvador
2012

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Josenildes Gomes Oliveira de A Ribeiro









Meio Ambiente e SustentabilidadeAtividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Maria José Pinho.















Salvador
2012

QUESTÃO 01

Com base na leitura dos textos, redija um texto, de 8 a 15 linhas, relacionado os temas:Desenvolvimento, preservação e código florestal.

O texto deixou claro que aquilo que o homem semear ele irá colher.
Vivemos num mundo capitalista, individualista. Observamos que ele só pensa no hoje, em obter poder, riquezas, não pensa no amanhã, no futuro das gerações vindouras.
O resultado desse pensamento não poderia ser pior: destruição do meio ambiente, inundações, secas, extinção de animais, umaverdadeira tragédia.
Mas, graças a estudos feitos sobre as mudanças climáticas, a divulgação através da mídia, chamando atenção do ser humano para o que está acontecendo com o planeta, o quanto o ambiente está sendo degradado, e que foram buscar solução para os problemas.
Criaram Leis, secretarias, conferências, encontros, até mesmo com outros países.
Entre as soluções encontradas há o códigoflorestal que de acordo com a Lei Nº 4.771 diz que as florestas e a vegetação são bens de interesse comum a todos os habitantes do País; em se tratando de áreas de preservação só é permitida a extinção total ou parcial com autorização do Poder Executivo Federal.
Em Salvador já órgãos, leis com o objetivo de planejar e executar a política de preservação ambiental, que são: LOUOS – Lei de Ordenamentodo Uso do Solo, o PDDU que é o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, a SEDHAM – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, além de vários outros programas desenvolvidos pelo governo.
É um problema de ordem mundial. E é de nossa responsabilidade, pobres, ricos, preto ou branco cuidarmos dessa terra, preserva lá, garantindo que seja suprida as nossas necessidades,pensando nas das futuras gerações.

QUESTÃO 02(valor 3,0)

Os impactos ambientais provenientes das atividades antropogênicas podem afetar o meio ambiente em diversas formas. Destaque exemplificando os três grandes agravos ao meio ambiente, segundo Kloetzel, originados das atividades humanas e não esqueça de fazer um “link” com a sua área de atuação profissional, ou seja, qual destes agravosestá diretamente relacionado com sua formação profissional.

Kurtz Kloetzel foi um dos mais brilhantes médico sanitarista, autor de uma vasta literatura, sendo o primeiro no país a escrever sobre saúde preventiva.
Sobre o meio ambiente ele escreveu sobre os insultos ou agravos ao meio ambiente, dando destaque para:

O Ambiente Espoliado trata-se da utilização dos recursos naturais de modoexcessivo, ou seja, está sofrendo um desgaste.
Independente dos recursos serem renováveis ou não, precisamos preserva-lo, pois tudo tem limites.
Se utilizarmos a natureza e não repormos, com certeza diante da ganância do homem visando lucro não haverá tempo para que a natureza se recomponha.

Outro tipo citado por Klotzel é o Ambiente Poluído, onde nós somos culpados por jogar lixo em lugarimpróprio, que com nossos carros poluímos o ar, poluímos o solo e a água com produtos químicos (fertilizantes, pesticidas, etc.), desviamos cursos de água, entre outros.

E por último o Ambiente Ferido que trata se de alterações na topografia e no relevo.
Exemplo disso é a construção de rodovias que além de poluir o ambiente, altera irreversivelmente a localidade.

O Ambiente Poluído está...
tracking img