Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cresscimento desordenado das cidades e a problemática envolvendo a crescente população e o meio ambiente

ENVIRONMENTAL LEGISLATION AND REHABILITATION OF DEGRADED AREAS

Tatielle Teles de Araújo
998.093.032-20
Universidade Norte do Paraná – Londrina - PR
Gestão Ambiental
Av. Dom Domingos Carrerot, 3066-Centro, Conc. Do Araguaia - PA
Tathy_395@hotmail.com
(94) 9135-9697

[Tatielle Teles deAraújo]

Resumo
Sabemos que o crescimento populacional é um problemática aonde vem causando sérios problemas aos ambientes de todo o Mundo, com a intensificação da industrialização e o aumento de intervenções do homem na natureza, embora protegidas legalmente desde a década de 60, nem mesmo as áreas de preservação permanente foram poupadas nesse processo de crescimento de algumas cidades. Essa situaçãoé facilmente percebida pela evolução dos efeitos da degradação do solo, da poluição das águas, pelo crescente número de desastres ambientais ocorridos nos últimos tempos e de muitos outros tipos de danos ambientais em todo o mundo.
Assim, o Artigo apresentado tem como objetivo Discutir a respeito destes impactos pela ocupação humana.

Palavra-chave: Crescimento Populacional; PreservaçãoPermanente; Ocupação humana; Ambientesl.

ABSTRACT

We know that population growth is a problem where it is causing serious problems for environments worldwide, with increased industrialization and the rise of human intervention in nature, although legally protected since the 60s, even the permanent preservation areas were spared in this process of growth of some cities. This situation is easily perceivedby the evolution of the effects of soil degradation, water pollution, the growing number of environmental disasters occurred in recent times and many other types of environmental damage around the world.
Thus the paper presented aims to discuss about these impacts by human occupation.

Keyword: Population Growth; Permanent Preservation; Human occupation; Ambientes.

Introdução
“ Todos têmdireito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial á sadia qualidade de vida, impodo – se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê – lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (CF/1988, Art. 225). Partindo desse presuposto todos temos direitos e deveres no que se constitui em um meio ambiente saúdavel.

Nesse artigo vamos refletir maissobre a preocupação de como o crescimento de algumas cidades tem ocorrido de forma desordenada, causando inumeros problemas á população e o meio ambiente.
O crescimento urbano desordenado, acompanhado das mudanças bruscas na paisagem, tem produzido grandes impactos
socioambientais, implicando na queda da qualidade ambiental e de vida da sociedade. Hoje no brasil cerca de 80% dos habitantes moramem cidades, isso ocorre pelo fato de os sertanejos procurarem nas cidades uma vida mais digna, procuram emprego, saúde e educação. Os centros urbanos tornaram-se o foco central da atividade econômica e social e de influência na moderna sociedade urbana. Diante disso, vários conflitos se desenrolaram. Na maioria dos casos as cidades que cresceram desordenadamente, observa-se grande interferênciadas migrações de população que foram em busca de melhores condições de vida nas capitais.
Esse processo se deu de forma não sustentável, ou seja, sem infraestruturas necessárias, o que fez surgir grandes desigualdades entre centro e periferia. As populações que ficam obrigadas a residir proximos a areas muito industrializadas, sofrem transtornos devido o contato muito proximo a residuos quimicos,ao mal cheiro, a poluição sonora e até mesmo a poluição visual

Materiais e Métodos
Estudos bibliográficos
Fundamentação Teórica
Os problemas causados pelo crescimento das cidades tanto no ambito social quanto no ambiental.
O Poder Público e as organizações não governamentais lançam constantemente vários programas objetivando a conscientização da sociedade em relação a preservação do...
tracking img