Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O papel do professor

Segundo a LDB o papel do professor, está muito além da simples transmissão de informações. Dentro do conceito de uma gestão democrática, participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, decide solidariamente com a comunidade educativa o perfil de aluno que se quer formar, os objetivos a seguir, as metasa alcançar. E isso não apenas no tocante a sua matéria, mas toda a proposta pedagógica.
Quanto à aprendizagem dos alunos esta se dá de forma heterogênea, individual. É necessário zelar e isto é mais do que avaliar, é preocupar-se, comprometer-se, buscar as causas que dificultam o processo de aprendizagem e insistir em outros mecanismos que possam recuperar os alunos que se encontramem dificuldade.
O professor só conseguirá fazer com que o aluno aprenda se ele próprio continuar a aprender. A aprendizagem do aluno é, indiscutivelmente, diretamente proporcional à capacidade de aprendizado dos professores.
Essa mudança comportamental faz com que o professor não seja o repassador de conhecimento, mas orientador, aquele que zela pelo desenvolvimento das habilidades de seusalunos.
Para que o processo de aprendizagem seja eficiente, os atores sociais (família e comunidade) precisam participar ativamente. A parceria escola/família, escola/comunidade é vital para o sucesso do educando. Sem ela a já difícil compreensão do mundo por parte do aluno se torna cada vez mais complexa. Juntas, a família, a escola e a comunidade podem significar um avanço efetivo nesse novoconceito educacional: a formação do cidadão.






A importância da Interdisciplinaridade

Contextualizado e enfocado na disciplina de ciências biológicas a função do professor é desenvolver ao máximo as competências e habilidades no seu aluno, de forma interdisciplinar.
Cada professor deve colaborar, priorizando sua área, para a formação de um cidadão pleno, sem jamais perder a noção deinterdisciplinaridade, essencial para a resolução dos atuais dilemas e desafios biológicos e sociais.
Repensar as suas técnicas didáticas exige uma competência e um mecanismo de mudança da realidade. Seu produto sempre será extremamente necessário para a mudança da realidade, que nesse caso é o aperfeiçoamento das competências e habilidades dos alunos. Com isso se poderá possibilitar uma mudançasocial de maior proveito e um incremento da participação cidadã e consciente nesse processo.
A sociedade passa atualmente por grandes e aceleradas mudanças biotecnológicas, as quais exigem profunda compreensão das pessoas para a participação cidadã e para a influência ética da população nesse processo. Se a escola tem a função maior de formar cidadãos plenos, conscientes, críticos e éticos, osformandos do ensino médio devem estar verdadeiramente dominando essas competências e habilidades capazes de acompanhar as mudanças científicas e biotecnológicas e participar conscientemente delas. A disciplina de Ciências no ensino fundamental e a de Biologia no ensino médio também deve dar conta destes.
Surge assim a maior necessidade de mudar a atual didática aplicada a essas disciplinas, poisutilizando outras técnicas como o trabalho de forma interdisciplinar e transversal torna-se possível atingir o objetivo de reverter essa realidade que se apresenta em nossas escolas.
O ensino de Ciências e de Biologia é indispensável para a formação cidadã, sua importância atualmente é grande e tende a crescer ainda mais com o passar do tempo e com a evolução da ciência e da sociedade como um todo.Já afirmava Paulo Freire: “a transformação da educação não pode antecipar-se à transformação da sociedade, mas esta transformação necessita da educação.” (1991, p. 84. aput Moacir Gadotti )




Meio ambiente como tema transversal

Para a formação da identidade de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, capazes de ter atitudes de proteção, bem como propor...
tracking img