Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aminoácidos na Agricultura

João Paulo Campos de Araujo
Eng. Agrônomo. M.Sc. Dr.
Ajinomoto Interamericana Ind. Com. LTDA
CPD – Centro de Planejamento e Desenvolvimento

Introdução

As plantas necessitam são organismos autrotóficos capazes de usar a energia do sol para sintetizar todos os seus componentes, a partir do dióxido de carbono, água e nutrientes minerais (Taiz, 2004).Quando as plantas cultivadas desenvolvem-se sob condições modernas de alta produtividade, quantidades substanciais de nutrientes são removidas do solo, além disso, as plantas estão expostas às condições climáticas desfavoráveis, incidência de pragas e doenças que podem impactar o desenvolvimento da cultura, e consequentemente a produção. Para impedir que ocorra o surgimento de deficiências, osnutrientes podem ser adicionados de volta ao solo por meio de fertilizantes (Taiz, 2004). As plantas absorvem os nutrientes principalmente na forma de íons, podendo também ser absorvidos na forma de quelatos e aminoácidos. Os fertilizantes podem ser aplicados no solo, ou diretamente sobre as folhas das plantas. Os aminoácidos auxiliam nas defesas naturais das plantas, minimizando os efeitos adversos decondições climáticas desfavoráveis, ataque de pragas e doenças.

Aminoácidos

São ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos amina. A sua principal função é como constituintes de proteínas, bem como precursores de inúmeras substâncias reguladoras do metabolismo vegetal (alfa-aminoácidos livres).
A absorção de nutrientes na forma metálica pelas plantas estárelacionada à concentração total e relativa desses nutrientes, ao pH e a solução do solo. Os aminoácidos encontrados na matéria orgânica do solo auxiliam na proteção dos cátions metálicos de reações prejudiciais com as plantas, auxiliando a regular a absorção de nutrientes pelas plantas (Brady, 1974).
Um grande número de componentes sintéticos foi desenvolvido para executar papelsemelhante. Quando um elemento único se liga a um cátion, esse cátion é considerado complexado. Se um cátion metálico é unido a um composto orgânico em dois ou mais sítios para formar uma estrutura de anel, então essa estrutura é considerada um metal quelatado (Meister, 1999). Então dois aminoácidos irão se ligar ao metal para formar o quelato (Ashmead et al, 1986). Nutrientes queatizados são maisdisponíveis às plantas do que os nutrientes complexados, e os nutrientes complexados são mais acessíveis se comparados aos nutrientes não complexados. Outros aminoácidos usados para complexar ou quelatizar micronutrientes catiônicos incluem lisina, ácido glutâmico (Miller, 1998), cisteína e histidina (Baker and Ammerman, 1995).
O glutamato pode servir como substrato para a biossíntese de váriosmetabólitos nitrogenados, os quais são precursores de proteínas e ácidos nucléicos (Schüller et al.1986).
O aminoácido aminoetoxi vinil glicina (AVG) é usado como regular de crescimento em plantas. Esse aminoácido pode ser utilizado para retardar a maturação de frutos do tipo pomo, como a maçã, pêssego, pêra entre outros. Ele age suprimindo a produção do etileno. Outros aminoácidos usados comoreguladores de crescimento incluem o ácido glutâmico e o ácido gama amino-butírico (GABA). Eles agem estimulando a absorção de nutrientes.
O triptofano, em quantidades extremamente pequenas é precursor do mais importante hormônio de crescimento das plantas, a auxina ácido-indol-acético (Taiz e Zeiger, 2004).
O aminoácido enxofrado metionina é o precursor do hormônio etileno,responsável pela maturação regular dos frutos (Mohr e Schopfer, 1995). Os aminoácidos tirosina e fenilanina são os precursores dos compostos fenólicos como o ácido cinâmico, o ácido cumário e flavonas, envolvidos com a defesa das plantas e dormência de sementes. São também precursores da síntese de lignina na planta, que aumenta a resistência ao acamamento (Sinha, 2004). O aminoácido glutâmico...
tracking img