Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Pensamento Estratégico e à Necessidade de Aplicá-lo à Gestão Ambiental
As empresas vivem em um cenário cada vez mais competitivo, assim como existem diferentes formas de ver o mundo, tanto por parte das pessoas, dos governos, e das próprias empresas. Neste cenário, apresentam-se inúmeros desafios para que um negócio possa prosperar, assim, cabe a cada empresário pensar de formaúnica, inteligente e, devemos também dizer, estrategicamente, pois, os hábitos das pessoas e o mundo estão mudando de forma veloz, muito veloz a cada dia.
Em nosso curso, abordaremos como o pensamento estratégico pode assumir uma característica positiva, tanto para empresas, quanto para o mundo em si, pois se apresenta hoje como uma oportunidade de mercado e também de auxiliar na preservação do meioambiente. Que as empresas voltem seus esforços estratégicos para uma orientação ambiental.
Nesse sentido, cabe a cada empresário observar que há uma porta que, como na imagem acima, pode estar aberta e que a oportunidade pode ser abraçada. Ao mesmo tempo, vislumbrar que há formas de agir nesse cenário, afinal, o mundo está precisando que as empresas compreendam seu papel na preservação ambientale, ao mesmo tempo, as empresas podem aferir vantagens competitivas ao preservar o mundo!
Assim, vamos começar nossa jornada pelo pensamento estratégico, definindo o que é estratégia nas empresas.
A Estratégia Empresarial
O termo estratégia pode ser definido das mais diferentes formas, desde as mais técnicas até mais práticas, e vinculadas com a natureza das diferentes organizações.
ParaChandler (1962), estratégia é a determinação de metas básicas em longo prazo e de objetivos de uma empresa, bem como da adoção de linhas de ação e aplicação de recursos necessários para que sejam alcançados esses objetivos. Ansoff (1990), por outro lado, define a estratégia como um dos vários conjuntos de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização.
Diante dessa orientação, ficaevidente que em todas as organizações torna-se indispensável a elaboração de planos, de curto, médio ou longo prazos, baseados em tarefas a serem realizadas com a intenção de que sejam obtidos resultados, ou seja, que sejam atingidos os objetivos de cada organização na área pretendida. A estratégia, dessa forma, nada mais é que o estabelecimento desses objetivos e a definição de períodos paraestes sejam alcançados, além dos meios que serão utilizados para que estes sejam alcançados.
Questão para Reflexão Empresas podem viver sem estratégia? Prof. Ivan Ferreira de Campos |
O que precisa ser definido, segundo Mintzberg e Quinn (1992), é como as diferentes organizações podem implantar as estratégias, algo que vem sendo confundido, pois a palavra estratégia, ao longo da história, tem sidoutilizada de diferentes formas nas empresas, sendo muitas vezes diminuída  em sua real importância.
As organizações podem seguir abordagens clássicas ou orientações contemporâneas, porém, o que realmente importa é que a estratégia organizacional seja realmente concebida sob um prisma conceitual, direção esta que pode adotar cinco abordagens, uma estratégia tradicional orientada por planos, umaestratégia estratagema, uma estratégia padrão, a estratégia de posição e a estratégia de perspectiva.
Nos planos, temos uma diretriz, orientação ou conjunto de direcionamentos para ações em uma determinada situação. Mintzberg e Quinn (1992) coloca que existirá uma relação muito íntima com o posicionamento militar de ação nos campos de batalha e, em outras especialidades, sendo essa abordagemmarcada pelo fato de que as diretrizes são especificadas antes da aplicação das ações, com um propósito pré-determinado.
Em relação às estratagemas, seriam estas abordagens específicas, ou reduções das estratégias globais que, segundo o autor, poderíamos caracterizar como o desdobramento da estratégia principal e seu objetivo em metas menores, isoladas para um determinado momento, uma determinada...
tracking img