Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 123 (30576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

ETEC OSASCO II – Vila dos Remédios

















PARQUE TIZO

























Osasco 2012

Adriana Mendonça, Anderson Falcão, Ilma Rocha, Gidélio Alves, Letícia Carvalho, Lucas Dias, Ricardo Freire, Rita de Cássia, Victória Barreto











PARQUE TIZOETEC Osasco II – Vila dos Remédios















Osasco 2012



Adriana Mendonça, Anderson Falcão, Ilma Rocha, Gidélio Alves, Letícia Carvalho, Lucas Dias, Ricardo Freire, Rita de Cássia, Victória Barreto











PARQUE TIZO













Etec Osasco II – Vila dos RemédiosOrientados pelos Professores:

Alan, Victor e Marcos





Osasco 2012



Introdução



A criação do parque TIZO tem por objetivo, que ele se torne uma área de lazer e que seu espaço seja usado para a Educação Ambiental. Se tornou uma área de conservação após uma mobilização que reuniu a população, comunidade da EMEF (Escola Municipal de EnsinoFundamental) Teófilo Benedito Otoni, entidades e governos das cinco cidades da Região: São Paulo, Osasco, Cotia, Embu e Taboão da Serra.

Na região de Embu e Cotia à glebas pertencem a CDHU, onde esta localizada a Vila Nova Esperança, área que foi ocupada por trezentas e cinqüenta famílias, da qual a boa parte já foi remanejada.

Por intermédio do professor Renê Costa, tivemos a indicaçãodessa área para a elaboração do TCC, o Parque, após concretizado poderá ser parte integrante de uma U.C. O parque agora iniciando suas obras, logo ainda não possui uma estrutura para o funcionamento. Essa mesma área abrange 60% de remanescentes da Mata Atlântica (Anexo I), com a fauna e flora preservados. Reunindo cinco nascentes, onde foram feitas coletas para análises em laboratório (Anexo II eIII), coletas feitas durante uma visita técnica com os Professores Alan e Vitor, juntamente com os demais alunos do Segundo Módulo de Meio Ambiente Tarde (Anexo IV), tendo assim se concretizado um dos objetivos que é a interação da ETEC com o parque.

A intenção é transformar a área em um parque totalmente sustentável, com interação de escolas, ocorrendo através de visitas monitoradas, voltadas àEducação Ambiental. Por se tratar de uma obra com poucas construções, o tempo estimado é de 18 meses,. A estimativa do custo do parque é de cinqüenta milhões de reais, sendo que já foram disponibilizados cinco milhões de reais para o cercamento do parque e 28 milhões de reais para início obras, que segundo o governador Geraldo Alckmin, verbas que virão dos cofres do Tesouro do Estado.

Ementrevista com a gestora do parque Senhora Ana Lúcia Farias, tivemos a informação que as ocupações na gleba da CDHU, não impossibilitarão sua efetivação.

Nosso objetivo principal é a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica existentes na região do parque, evitando o risco de desmatamento, invasões, queimadas e a poluição das nascentes. Risco que será diminuído com a implementação, oenvolvimento da população, o interesse estudantil, tanto da polulação do entorno, como as que vivem nos cinco municípios.










































Agradecimentos




Agradecemos primeiramente a Deus, por iluminar nossas vidas e nos dar sabedoria, porque com certeza, sem Ele não suportaríamos essa jornada. A nossa famíliapela paciência e compreensão. Aos professores Jorge, Ieda, Victor, Marcos, Nelza, Davi, Alan, Marili, Bruno e a todo corpo docente pela orientação e apoio. A coordenação e a direção da ETEC Osasco II, ao Professor Renê Costa, a Sra. Ana Lúcia Faria, gestora do Parque Vila Lobos e sua equipe, a Sra. Cássia, coordenadora da Escola Teófilo Otoni, aos Sr. Josmar Rocha e Valdemar Sampaio, amigos e...
tracking img