Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARARÁ – UNOPAR VIRTUAL
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

IZEBEL CRISTINA DOS SANTOS

PLANEJAMENTO URBANO NA CIDADE DE SANTA MARIA DA BOA VISTA PERNAMBUCO

PETROLINA
2010
IZABEL CRISTINA DOS SANTOS

Planejamento Urbano na cidade de Santa Maria da Boa Vista PernambucoTrabalho da disciplina Ecologia Aplicada e
Gestão da Biodiversidade.Professor: Willian Luiz da Cunha


Petrolina
2012
Sumário

1. Introdução ................................................................................................................. 4
2. Desenvolvimento ...................................................................................................... 5
3. Considerações finais............................................................................................... 7
4. Referências ............................................................................................................... 8

1.   Introdução

O referido trabalho tem como principal objetivo descrever de forma sucinta como o município de Santa Maria da Boa Vista aborda as questões do desenvolvimento urbano e sua preocupação como equilíbrio ambiental.
O planejamento urbano é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível. Isso baseado no Estatuto da Cidade, através da Lei nº 10.257/2001, que traça as diretrizesgerais para ordenamento urbano.

Ressalto, porém, que no município de Santa Maria da Boa Vista, cidade situada na mesorregião do Vale do São Francisco, que tem uma população geral de 39.626; uma área de 3001 km²; o seu bioma é a caatinga e seu IDH é de 0,669 (um pouco abaixo da média do Estado que é 0,670. Como muitas outras cidades brasileiras, não existem na cidade planejamento urbano, asinfraestruturas realizadas acontecem de forma desordenadas.

Não existe e nem nunca existiu no município uma preocupação com o crescimento equilibrado e com o desenvolvimento sustentável, onde que o meio ambiente deve ser entendido no seu aspecto natural  e artificial, ou seja, preservado, promovido e planejado pelo próprio homem.
Uma visão preocupação permanente  com a necessidade de se preservar anatureza, corrigindo os erros cometidos pela  geração presente e  pelas gerações passadas, para propiciar  às futuras gerações  uma cidade em que se  ofereça  as condições mínimas  de vida saudável e bem estar dos seus habitantes.

2.   Desenvolvimento

O referido trabalho não está dentro das orientações dadas pela faculdade, uma vez que o municípiosupracitado não obedece às determinações da lei.

Em visitas e contatos telefônicos, os funcionários não tem conhecimento nem da lei, nem se existe algum plano, tampouco plano diretor. Porém, existem rumores que já passou pela câmara de vereadores, tendo em vista que para os recursos entrarem nos cofres públicos do município, é necessário um plano de ação e que este seja aprovado.

Salienta-se queo município vem sofrendo com troca de gestor municipal, isso vem dificultado realizações de ações continuadas em todos os setores (Ação Social, Educação, Saúde, Lazer, Esporte, Cultura, Infraestrutura). Muitos contratados e de cargos comissionados foram substituídos por outros, fato também que requer um determinado tempo para que os novos ocupantes de cargos se inteirem do funcionamento.

No...
tracking img