Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre a importancia da interdisciplinaridad
[pic]


















































































Sumário





1. INTRODUÇÃO 04

2. REFERENCIAL TEÓRICO 05
2.1. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 05
2.1. REGISTRO REFLEXIVO DA PESQUISA DECAMPO 08


3. CONCLUSÃO 09

REFERÊNCIAS 10

ANEXO 11

INTRODUÇÃO





O trabalho, ora apresentado, busca refletir sobre a importância dos brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Neste sentido, iniciaremos a apresentação pelo referencial teórico que faz uma descrição da leitura do texto “Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil” da professora TizukoMorchida Kishimoto, que trata da importância do brincar para as crianças pequenas e das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
O trabalho de campo foi realizado na Creche Municipal Educacional Infantil “Pedacinho do Céu” – Educação Infantil de 3 a 5 anos e 11 meses, localizada na Rua Zezé Generoso, S/Nº, Bairro João Aguiar, São Francisco-MG, com alunos do 1º períodocom idade de 4 anos.
Para que o trabalho fosse executado, primeiramente o grupo organizou uma reunião para tratar da definição de ações a serem realizadas e as tarefas de cada integrante. A escolha do local de pesquisa foi devido ao número maior de salas de 1º período e por não ter outros acadêmicos realizando atividades de estágio. Cada membro do grupo realizou uma atividade como,apresentação do grupo para a turma, entrevista do roteiro de pesquisa de campo, confecção do jogo e aplicação do jogo na escola.
No desenvolvimento do jogo de alvo, percebe-se a interdisciplinaridade entre vários conteúdos e também com o Eixo Integrador desse período. No conteúdo de matemática vemos o trabalho com a numeração das garrafas e a geometria presente na garrafa, tampinha,papel sulfite, cola. Na relação do Ensino da natureza e sociedade com o tema transversal Meio Ambiente, pois o jogo foi confeccionado com material reciclado utilizando garrafas PET, explicando às crianças a importância dessa ação para a vida do planeta. Na interação entre o Ensino das artes e música com as cores, pois as garrafas eram coloridas. E na interação entre o Ensino da alfabetização com odebate sobre o objetivo do jogo, a escrita do nome do jogo, das cores, dos números.
Assim, nota-se que a brincadeira possibilita sempre uma experiência original, reveladora, única, é a plena realização da imprevisibilidade de modo criativo, interativo e reflexivo.
2. REFERENCIAL TEÓRICO




Inicia-se a apresentação deste trabalho a partir da leitura e estudo dotexto da professora Tizuko sobre Brinquedos e brincadeiras na educação infantil, abordando pontos relevantes para a interiorização e reflexão de conceitos, fundamentando e contextualizando todo o processo de construção da produção. Após é feito a descrição do relato da pesquisa de campo expondo os dados colhidos no Roteiro de Pesquisa de Campo.


2.1 BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTILO brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Todo o período da educação infantil é importante para a introdução das brincadeiras. No entanto, temos clareza deque a opção pelo brincar desde o início da educação infantil é o que garante a cidadania da criança e ações pedagógicas de maior qualidade.
Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens.
Para educar a criança na creche, é necessário...
tracking img